Folha de S. Paulo


Crítica: "Cores" é um filme dos anos 80 perdido neste confuso século 21

Uma tartaruga atravessa um quintal debaixo de uma forte chuva. Em seu percurso estão três jovens sentados em cadeiras de praia, estáticos, como mortos-vivos. O filme é "Cores", de Francisco Garcia, e a metáfora é clara e simplória. São vidas sem rumo, que caminham com lentidão para um destino incerto.

Os três vivem de subempregos: o tatuador Luca mora com a avó e a rouba para completar o orçamento; o farmacêutico Luiz desvia remédios de tarja preta; e sua namorada, Luara, é vendedora em uma loja de peixes.

Longa "Cores" coloca em evidência nova geração de produtores brasileiros

Mas não é tanto com "Vidas sem Rumo", de Francis Ford Coppola, que "Cores" dialoga. Uma citação dá a deixa: Luara observa alguns peixes num grande aquário. O filme homenageado é "O Selvagem da Motocicleta", também de Coppola.

São dois filmes rodados em preto e branco sobre uma juventude perdida. No de Coppola, apenas os peixes têm cores. No de Garcia, apenas o título.

Um pôster de "Estranhos no Paraíso", longa de estreia de Jim Jarmusch, colocado na edícula onde trabalha o tatuador Luca, confirma: "Cores" é um filme dos anos 1980 perdido neste confuso século 21.

Da bela fotografia em preto e branco ao repertório gestual dos personagens, mas também o cuidado com a composição de quadro e com o posicionamento da câmera, tudo no filme nos leva a uma outra época, em que essas preocupações eram mais frequentes no cinema.

"Cores", apesar de se situar nos dias atuais, nos leva à década da new wave, a uma época em que São Paulo era mais cinzenta, ou assim parecia. Nada de zoom desnecessário ou câmera que treme só porque está na moda fazê-la tremer.

O piloto que frequenta a loja de peixes representa a possibilidade de fuga do cinza e da vida sem graça. Uma abertura de horizontes que só se apresenta a Luara, que, não à toa, mora ao lado do aeroporto e vê aviões decolando o tempo todo.

CORES
PRODUÇÃO Brasil, 2012
DIREÇÃO Francisco Garcia
CLASSIFICAÇÃO 14 anos
ONDE Espaço Itaú de Cinema - Augusta 3, Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca 6
AVALIAÇÃO bom


Endereço da página:

Links no texto: