Folha de S. Paulo


Zhang Yimou pode ter de pagar R$ 52 mi por infringir lei do filho único na China

O cineasta Zhang Yimou, de "Lanternas Vermelhas" e "O Clã das Adagas Voadoras", é investigado pelo governo chinês, acusado de ter violado a rígida política do filho único, informa o site do "Diário do Povo", veículo do Partido Comunista da China.

As denúncias são de que o diretor, de 61 anos, teria pelo menos sete filhos com quatro mulheres diferentes. A vida de Zhang é alvo de fofoca há anos na China.

A investigação foi iniciada após uma foto de sua mulher, Chen Ting, acompanhada por três crianças, ter rodado a internet.

AFP
O diretor de cinema chinês Zhang Yimou
O diretor de cinema chinês Zhang Yimou

A multa, segundo a imprensa chinesa, poderia chegar a 160 milhões de yuans --cerca de R$ 52 milhões. Casais que têm mais de um filho podem ser condenados a pagar multa que chega a duas vezes sua renda anual. A exceção são as famílias de trabalhadores rurais, que podem ter um segundo filho se a primogênita for menina.

Zhang, um dos principais cineastas chineses, também dirigiu a abertura e o encerramento da Olimpíada de Pequim, em 2008.

O diretor de "O Sorgo Vermelho" e "Herói" não comentou a informação. Muitas pessoas criticaram na internet as supostas violações da regra, por considerá-las um privilégio dos ricos.


Endereço da página:

Links no texto: