Folha de S. Paulo


Após sumiço de herdeiro, morre na Itália, aos 92, fundador da grife Missoni

O estilista italiano e ex-campeão de atletismo Ottavio Missoni morreu nesta quinta-feira (9), aos 92 anos, em Sumirago, na Itália. Sua morte aconteceu "serenamente", segundo a família, que não detalhou a causa.

Vittorio, filho mais velho de Ottavio Missoni e executivo da grife, e a mulher estão desaparecidos desde 4 de janeiro, após um acidente com o pequeno avião em que viajavam. A aeronave sumiu na Venezuela.

Nascido em 11 de fevereiro de 1921 na cidade croata de Dubrovnik, então parte da Iugoslávia, Ottavio Missoni fundou em 1953, ao lado da mulher, Rosita Jelmini, a marca que vestiria celebridades em todo o mundo, de Jacqueline Kennedy a Kate Middleton.

Missoni, que corria os 400 metros rasos e com barreiras, foi campeão italiano e disputou os Jogos Olímpicos de 1948, onde conheceu Rosita, cuja família tinha uma empresa têxtil no norte da Itália.

Durante a Segunda Guerra Mundial, combateu na batalha de El Alamein e foi prisioneiro.

A marca Missoni ganhou com o passar dos anos a reputação de inovadora e foi a primeira a buscar o mercado de massa, após uma associação com a rede americana Target.

Atualmente, o grupo Missoni está presente no prêt-à-porter para homens, mulheres e crianças, assim como na alta costura e perfumaria. A casa também trabalhou em carros da marca Mazda e hotéis do grupo Rezidor.

COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Juergen Teller/Divulgação/Missoni
Ottavio Missoni com a neta Marguerita em foto de campanha da grife Missoni, em 2010
Ottavio Missoni com a neta Marguerita em foto de campanha da grife Missoni, em 2010

Endereço da página:

Links no texto: