Folha de S. Paulo


Peça "O Ritual" investiga o amor entre adolescentes

Joel pergunta a Mauro sobre Bianca. Mauro responde que ela está bem. Joel questiona se está tudo bem entre eles dois. Mauro diz que "acha que sim". Joel então planta a dúvida: "Acha?".

"O Ritual", de Samir Yazbek --que faz três sessões a partir de hoje na Cultura Inglesa de Pinheiros, em São Paulo-- apresenta um grupo de jovens estudantes em crise com seus relacionamentos amorosos. Joel, no centro da trama, vai semeando dúvidas (e algumas certezas), num jogo cruel de manipulações.

O título refere-se aos encontros de grupo propostos pelo personagem no início da peça, mas também à estrutura do texto. As cenas curtas de "O Ritual" se (des)encadeiam como uma ciranda.

Fábio Braga/Folhapress
O dramaturgo Samir Yazbek, autor de
O dramaturgo Samir Yazbek, autor de "O Ritual", peça que apresenta estudantes em crise com seus relacionamentos

Ou como um telefone sem fio, aquela brincadeira em que os participantes, em fila, cochicham uma frase no ouvido do colega vizinho.

A primeira encenação da peça foi em Londres. Ela foi escrita sob encomenda para o Connections Festival, focado em dramaturgia, com olhar para a produção de fora do país. Foi encenada com atores ingleses em 2012, no National Theatre, teatro fundado pelo ator e diretor Laurence Olivier (1907-1989).

Na versão apresentada agora, é Yazbek quem assina a direção. A peça é interpretada por alunos de Yazbek, que dá aulas de atuação na escola de teatro Celia Helena.
Sob seu olhar, a peça desvia-se da leitura realista apresentada pela encenação inglesa. "Não era a linha do meu teatro, que é mais simbólica", diz o encenador.

Paralelamente à estreia de "O Ritual", Yazbek toca dois projetos. Ele foi convidado pela embaixada brasileira em Paris a conceber um espetáculo a ser apresentado na capital francesa. Também negocia com o Sesc uma mostra de repertório da companhia da qual faz parte, o grupo Arnesto Nos Convidou.

O RITUAL
QUANDO hoje, amanhã e dia 12/5, às 16h
ONDE teatro Cultura Inglesa de Pinheiros (r. Deputado Lacerda Franco, 333; tel. 0/xx/11/3814-0100)
QUANTO grátis
CLASSIFICAÇÃO 12 anos


Endereço da página: