Folha de S. Paulo


Direção da Cinemateca Brasileira expõe ao público problemas da instituição

Num gesto que desafia o controle do MinC (Ministério da Cultura) sobre a crise administrativa na Cinemateca Brasileira, a direção interina da entidade decidiu expor ao público o quanto suas atividades estão comprometidas.

Comunicado publicado nesta sexta (3) na [página da Cinemateca na internet]:http://www.cinemateca.gov.br informa que, devido à "redução significativa de seu corpo funcional", a instituição suspendeu o funcionamento de uma de suas salas de cinema e a realização de eventos em seus espaços públicos, assim como deixou de abrir a biblioteca aos sábados.

O texto diz que "não será possível atender" a pedidos de empréstimo de imagens, avisa aos depositantes de filmes sobre a demora em trâmites como análise técnica e emissão de laudos e cita outras interrupções de serviços.

A assessoria da Cinemateca diz que, "em respeito ao usuário, a instituição se viu com a responsabilidade de informar" sobre a situação.

Procurado, o MinC não se pronunciou.

Desde o início da crise, em janeiro, quando exonerou o diretor da Cinemateca, Carlos Magalhães, e suspendeu os repasses de verba à SAC (Sociedade Amigos da Cinemateca), o ministério assinalava que o funcionamento da instituição não seria afetado.

Segundo a Cinemateca, a SAC tinha sob sua contratação 119 dos 139 funcionários que em dezembro passado prestavam serviços regulares à instituição. Desde janeiro, 60 profissionais foram dispensados --uma redução de pessoal de 43%.

As ações do MinC em relação à Cinemateca respondem, segundo a pasta, à necessidade de corrigir deficiências apontadas em auditoria da CGU (Controladoria Geral da União) na gestão da parceria firmada em 2008 entre sua Secretaria do Audiovisual e a SAC. A parceria movimentou desde então R$ 105 milhões.

Segundo a Folha apurou, o MinC acenou ao Conselho da Cinemateca com a possibilidade de liberar verba neste mês para a recontratação temporária de alguns dos profissionais dispensados. (SILVANA ARANTES)


Endereço da página: