Folha de S. Paulo


Trilogia "Cinquenta Tons de Cinza" impulsiona comércio de livros no Reino Unido

A comentada trilogia "Cinquenta Tons", da escritora britânica E.L. James, tem ajudado o mercado editorial local a se manter distante da crise. De acordo com dados de 2012 divulgados nesta quarta-feira (1º) pelo The Publishers Association (PA), que reúne as maiores editoras do Reino Unido, o declínio apresentado neste mercado em 2011 se reverteu.

O aumento na venda de livros --considerados os formatos digitais e em papel-- foi de 4% em 2012, ultrapassando a casa dos £ 3,3 bilhões, algo em torno de R$ 10 bilhões.

A recuperação foi encabeçada pelo sucesso da trilogia da qual faz parte o romance "Cinquenta Tons de Cinza", o que, de acordo com o periódico britânico "The Guardian", se explica pelo "insaciável apetite britânico pelo erotismo". Os três volumes lideram a lista dos mais vendidos de 2012, com dez milhões de cópias vendidas.

Em quarto lugar --atrás de "Cinquenta Tons de Cinza", "Cinquenta Tons mais Escuros" e "Cinquenta Tons de Liberdade"-- está a trilogia "Jogos Vorazes", da escritora norte-americana Suzanne Collins, que soma 2 milhões de cópias vendidas.

Apesar do aumento geral, a venda nos livros impressos retraiu 1%, mas foi compensada pela alta de 66% nas vendas dos livros em formato digital. Se levados em consideração apenas os livros digitais de ficção --categoria na qual, entre outros, se inserem "Cinquenta Tons" e "Jogos Vorazes"--, o aumento foi de 149%.

Víctor Lerena/Efe
A escritora britânica E.L James, autora da trilogia de sucesso "Cinquenta Tons", que planeja escrever novos romances
A escritora britânica E.L James, autora da trilogia de sucesso "Cinquenta Tons", que planeja escrever novos romances

Endereço da página: