Folha de S. Paulo


Flip confirma presença de "poeta da revolução" da Primavera Árabe

O egípcio Tamim Al-Barghouti, 35, que ficou conhecido como o "poeta da revolução" durante a Primavera Árabe, estará na 11ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), que acontece em julho.

Exilado do Egito em 2003 e hoje vivendo em Washington, o escritor e cientista político ganhou notoriedade internacional depois que seu poema "Oh, Egypt, Está Perto" foi declamado por milhares de pessoas na praça Tahrir, no Cairo, durante as manifestações contra o ditador Hosni Mubarak. O poema tinha sido publicado em um jornal egípcio logo depois de Mubarak bloquear o acesso à internet no país.

No Egito, Tamim já era conhecido pelas poesias de cunho político e social. Tem, além disso, dois livros sobre história e política, "Aluli-Bethebbe-Masr" e "Maqam Iraq".

HATOUM E GRACILIANO

A Flip também confirmou a volta de Milton Hatoum a Paraty. Ele fará a conferência de abertura sobre o Graciliano Ramos, homenageado desta edição --em 27 de outubro, completam-se 120 anos do nascimento do escritor alagoano.

O autor de "Dois Irmãos" e "Cinzas do Norte" discorrerá sobre a importância da obra de Graciliano Ramos em várias áreas da cultura brasileira, incluindo o cinema e a política.


Endereço da página: