Folha de S. Paulo


Wikipedia transfere escritoras americanas para subcategoria e vira alvo de intelectuais

A Wikipedia tem uma categoria para "romancistas norte-americanos", mas o número de escritores ficou ficão tão grande, que o site decidiu que algumas páginas deveriam ser removidas para subcategorias. A medida gerou uma série de protestos de intelectuais norte-americanas.

Na última quarta-feira (24), as escritoras Amanda Filipacchi e Elissa Schappell divulgaram que os responsáveis pela enciclopédia virtual tinham começado a mover as escritoras mulheres para a subcategoria "american women novelists".

"Essas mulheres costumavam estar na categoria de romancistas americanos, mas foram recentemente transferidas --e sem critério algum. Já os escritores de sexo masculino, mesmo os mais obscuros, entram direto na categoria principal", escreveu Filipacchi no jornal "The New York Times".

Atualmente existem 3.904 registros na categoria "romancistas americanos" da Wikipedia.

A reclamação das duas autoras provocou uma série de condenações da política de mídia social por parte de intelectuais norte-americanas. "Escritoras são consistentemente sub-representadas, seu trabalho recebe muito menos atenção do que o de seus colegas homens. Em 2012, a "New York Review of Books" resenhou obras de 40 autores do sexo feminino, contra 215 de autores masculinos", escreveu a editora Abigail Murdy.

Os dados da Wikipedia são editados de forma colaborativa por qualquer usuário com acesso ao site. Editores da enciclopédia, que decidem em que categorias as páginas devem ser indexadas, já começaram a tarefa de adicionar as escritoras de volta para a categoria principal.

Um deles, que preferiu não se identificar, disse ao jornal britânico "Guardian" que a medida foi desastrosa e vai contra os princípios da Wikipedia.

"Remover as mulheres da lista de romancistas é como remover os romancistas negros ou de origem estrangeira. Para aqueles que quiserem encontrar mulheres romancistas, uma sublista é aceitável, mas não se pode remover as páginas da categoria principal. Esse tipo de categoria, com base nas características do romancista, é muito diferente de uma subcategoria de características dos romances, por exemplo, 'escritores de mistério' ou 'romancistas de ficção científica'", disse.


Endereço da página: