Folha de S. Paulo


Muse é criticado por fãs após usar bandeira japonesa controversa em vídeo

A banda de rock britânica Muse foi obrigada a tirar um de seus vídeos do ar, reeditá-lo e só então divulgá-lo novamente, depois de fãs asiáticos criticarem a inserção da bandeira do Exército Imperial Japonês no clipe.

O vídeo pertence à música "Panic Station", novo single da banda.

Logo na introdução, ele mostrava a bandeira do Exército Imperial Japonês junto ao título da canção, o que gerou protestos de fãs do leste asiático, especialmente chineses e coreanos.

Reprodução
Imagem usada pelo Muse em vídeo, com a bandeira do Exército Imperial Japonês
Imagem usada pelo Muse em vídeo, com a bandeira do Exército Imperial Japonês

A "Bandeira do Sol Nascente", como é conhecida, é associada ao militarismo do Japão na Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Alguns fãs chegaram a compará-la com a bandeira nazista.

Depois das críticas, a banda rapidamente se retratou em seu Twitter oficial.

"Desculpem pelo erro referente aos gráficos de introdução do vídeo de 'Panic Station'. Estamos corrigindo agora. Nós subiremos uma versão nova muito em breve."

No clipe, o Muse desfila em roupas modernas e multicoloridas por Tóquio. O single será lançado oficialmente em 3 de junho.

O grupo é esperado no Brasil para tocar no Rock in Rio, em 14 de setembro, mesmo dia de Florence and the Machine, Capital Inicial e 30 Seconds To Mars.

Vídeo


Endereço da página:

Links no texto: