Folha de S. Paulo


Alta procura faz editora imprimir 1 milhão de exemplares de novo livro de Haruki Murakami

A editora do novo livro de Haruki Murakami, publicado no último fim de semana no Japão, aumentará a tiragem para 1 milhão de exemplares, devido ao grande número de pedidos.

A editora Bungeishunju, que havia preparado 500 mil exemplares, decidiu imprimir 100 mil exemplares a mais no dia do lançamento, 12 de abril, 200 mil a mais três dias depois e, finalmente, outros 200 mil adicionais nesta quinta-feira (18).

O livro alcançou a marca em apenas sete dias, contra 12 dias para o terceiro volume da obra anterior de Murakami, "1Q84", uma trilogia cujos dois primeiros volumes foram lançados no Japão em 2009 e o terceiro em 2010.

O novo romance de Murakami, "Shikisai wo Motanai Tazaki Tsukuru to Kare no Junrei no Toshi" (algo como "O Descolorido Tazaki Tsukuru e seus Anos de Peregrinação", em tredução literal) já estava no primeiro lugar da lista de mais vendidos antes mesmo do lançamento, em consequência da alta demanda.

Até o dia do lançamento, nada havia sido divulgado sobre o conteúdo da história, o que aumentou o interesse do público.

O número de exemplares de fato vendidos não é divulgado em tempo real, mas 350 mil foram comercializados nos primeiros dias, segundo a editora.

Haruki Murakami é considerado um dos principais autores japoneses contemporâneos e teve seus livros traduzidos para dezenas de idiomas. Há muitos anos, é apontado como um nome forte para o Prêmio Nobel de Literatura.

Marion Ettlinger/Bloomberg News
O escritor japonês Haruki Murakami
O escritor japonês Haruki Murakami

Endereço da página:

Links no texto: