Folha de S. Paulo


'Perdemos uma atriz muito inteligente', diz Marília Pêra sobre Cleyde Yáconis; leia mais

A morte da atriz Cleyde Yáconis, aos 89 anos, nesta segunda-feira (15), gerou repercussão no meio artístico brasileiro.

Atriz Cleyde Yáconis morre aos 89 anos

Ela estava internada no Hospital Sírio-Libanês desde outubro de 2012 por causa de uma isquemia.

Abaixo, leia o que disseram alguns dos artistas brasileiros sobre sua morte.

*

"São tantos anos acompanhando o trabalho dela. Foi uma grande atriz, de grande cultura, uma mulher que experimentou, que experienciou os grandes personagens, os grandes textos do mundo. Com a irmã, a Cacilda [Becker], elas fizeram os grandes clássicos. Perdemos uma atriz muito inteligente e muito reservada."
MARÍLIA PÊRA, à Folha
atriz

"Tenho lembranças inesquecíveis da nossa convivência em trabalhos como 'Mulheres de Areia', a original, em 1973. Além das grandes interpretações dela no teatro. Foi uma mulher de muita personalidade, muita força e muito talento, era cheia de humor e de amor pela vida."
EVA WILMA, à Folha
atriz

"Deixa como legado o seu profissionalismo, sua entrega e seu amor ao teatro brasileiro. Foi uma grande atriz, era uma verdadeira mulher do teatro. Ela passou por todos os setores de uma produção, era o que se pode chamar de 'pessoa do ramo'. Deixou um grande exemplo de amor à profissão."
NICETE BRUNO, à Folha
atriz

"Trabalhei com ela em diversas peças e em trabalhos na TV. Ela sempre teve uma postura profissional raríssima no Brasil, era de uma violência profissional marcante. Uma das maiores perdas para o teatro brasileiro."
ANTONIO ABUJAMRA, à Folha
diretor

"Ela manteve uma integridade, uma retidão, uma ética profissional que hoje em dia é cada vez mais rara. Ela deixou como lição ser possível ser ator antes de ser famoso ou celebridade, espero que sirva de exemplo para as novas gerações. Era muito reclusa e reservada, tinha aversão a esse lado superficial da profissão. Ela se orgulhava do seu repertório, tinha muito critério para fazer um novo trabalho. Com quase 80 anos, ela tinha medo e nervosismo na hora de estrear, de tão profissional e responsável que ela era. Foi um privilégio trabalhar diretamente com ela, que fez tanta coisa significativa."
MARCO ANTÔNIO PÂMIO, à Folha
ator e diretor

"Devastado com a partida de Cleyde Yáconis, uma das melhores pessoas com quem tive a honra de trabalhar nesta carreira. E que GRANDE atriz perde o Brasil. Cleyde, sem dúvida, deixou o nome escrito nas estrelas"
MIGUEL FALABELLA, no Twitter
ator e diretor

"Triste: perdemos Cleyde Yáconis! Que grande atriz!"
GLORIA PEREZ, no Twitter
dramaturga


Endereço da página:

Links no texto: