Folha de S. Paulo


Primeiro dia do Fashion Rio apresenta panorama da moda jovem

O primeiro dia do Fashion Rio teve apenas três desfiles, mas apresentou um panorama interessante sobre diferentes abordagens da moda jovem baseada em tendências de alcance mundial.

A 2nd Floor, segunda marca da Ellus, apresentou uma coleção focada na pop art, uma das apostas dos birôs de estilo em todo o mundo. A tradução privilegiou as enfermeiras do artista Roy Lichtenstein, apelando para os uniformes e para as transparências, numa boa releitura de outra tendência: um certo minimalismo esportivo, com tecidos transparentes de aparência hi-tech.

Embora com outro direcionamento, a Alessa, uma das marcas mais tradicionais do evento, também decidiu misturar alguns hits do momento: os looks estilo pijama/camisola e a cartela de tons pastel.

O toque pessoal ficou por conta de uma aposta constante da estilista: a estamparia digital, uma espécie de ponto de ligação entre quase todas as coleções da grife.

Não há nada de muito novo em usar fotos de tigres e leões em roupas, mas a mistura com o ar romântico das cores, tecidos e acessórios foi simpática. Além disso, é importante ter elementos de resistência, coisas que aparecem temporada após temporada e que permitem que a grife construa uma certa 'cara' que possa ser sempre identificada pelo consumidor.

Já a marca carioca Filhas de Gaia, recém-comprada pela rede varejista Maria Filó, encheu a primeira fila de celebridades locais, como as atrizes Carol Castro e Julia Almeida, e o modelo Rômulo Arantes Neto.

Apesar dos aplausos dos convidados --além dos "famosos", o desfile costuma atrair turminhas de socialites e a "fina flor" do Leblon-- o que se viu na passarela foi a pior das maneiras de trabalhar com uma tendência já bastante conhecida.

Roupas mal acabadas e uma reinterpretação pobre e triste do último desfile de Nicolas Ghesquière para a Balenciaga: preto e branco e babados tropicais meio Carmen Miranda, tudo em versão amadoríssima. Adupla Renata Sales e Camila Calmon terá de pedalar muito para entrar nos eixos dos novos investidores.

A Maria Filó, embora tenha feito sua fama com uma moda de difusão de tendências, oferece produtos com charme próprio e boa qualidade. Para que a Filhas de Gaia funcione como a irmã festeira da rede, o design do produto precisa passar por uma evolução notável.

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Veja a programação dos próximos defiles do Fashion Rio:

16 de abril
12h - Blue Man
18h - Maria Filó
19h - Coven
20h30 - Iódice
22h - Espaço Fashion

17 de abril
17h - Andrea Marques
18h - Sacada
19h - Oh Boy
20h - Cantão
21h - Lenny Niemeyer
22h - TNG

18 de abril
12h - Patrícia Viera


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