Folha de S. Paulo


Vocalista do Twisted Sister promete clássicos em show no festival de metal Live 'N' Louder

Dee Snider e a banda que lidera há décadas, a Twisted Sister, encabeçam o elenco do festival Live 'N' Louder, que será realizado em São Paulo neste domingo (14), a partir das 16h, no Espaço das Américas. O evento também traz os grupos Metal Church, Molly Hatchett, Loudness, Sodom e Angra.

Conhecido por hits do heavy metal dos anos 1980 como "We're not Gonna Take it" e "I Wanna Rock", o grupo promete tocar em seu show somente músicas que todos conhecem. O vocalista Snider, em entrevista por telefone à Folha, explica essa opção.

"Estou trabalhando muito como produtor, escritor, radialista, em reality shows etc e não tenho muito tempo para escrever novas músicas. E também tem o seguinte: você se esforça para compor algo novo. Aí, anuncia no show que irá tocar essa canção nova, e é justo nessa hora que todos saem para tomar cerveja", diz, rindo.

Não que ele ache isso ruim. "Não tenho nada contra isso. Preferimos tocar o que o público curte ouvir, gostamos disso, e é o que fazemos em todos os nossos shows."

Snider afirma gostar muito de participar de festivais como o Live 'N' Louder. "Você toca durante menos tempo e atende várias cidades da mesma região, além de fãs de várias bandas diferentes. São eventos com muita energia e com grande participação do público."

O Twisted Sister volta ao Brasil pela terceira vez para shows, sendo que Dee Snider nos visitou pela primeira vez na metade dos anos 1980 apenas para divulgar os discos da banda. Ele adora tocar aqui.

Thierry Zoccolam/AFP
Liderada pelo vocalista Dee Snider, a banda Twisted Sister é uma das atrações do Live'n'Louder Rock Festival
Liderada pelo vocalista Dee Snider, a banda Twisted Sister é uma das atrações do Live'n'Louder Rock Festival

"O público brasileiro é muito barulhento, reage muito bem às músicas. Nossos fãs brasileiros são muito dedicados."

Mesmo 29 anos após terem sido lançadas no álbum "Stay Hungry" (1984), Snider afirma ainda se surpreender com o sucesso de "I Wanna Rock" e "We're Not Gonna Take It", que também entraram em trilhas sonoras de vários filmes e programas de TV.

"Essas canções ganharam vida própria, estouraram no mundo inteiro. Isso me impressiona, pois esse sucesso foi além do universo do heavy metal, todos as conhecem."

O Twisted Sister sofreu muito com a censura, durante a era em que Ronald Reagan era o presidente dos EUA. Ele precisou participar de audiências públicas movidas contra artistas de heavy metal como ele próprio, e se saiu muito bem.

"As letras das minhas músicas possuem um espírito bem libertário, tipo 'sou o que sou e não vou mudar, dane-se!", e o país vivia naquela época um momento de conservadorismo, tínhamos de reagir àquilo. Tentaram me intimidar, mas não conseguiram. Encarei aquilo tudo com bom humor e surpreendi muita gente."

Entre as inúmeras coisas inesperadas que realizou, Dee gravou vozes para um videogame, participou de um episódio do desenho animado Bob Esponja, gravou um álbum-solo com standards da Broadway ("Dee Does Broadway", de 2012) e a maior de todas: teve uma música de sua autoria gravada por ninguém menos do que Celine Dion.

"Escrevi 'The Magic of Christmas Day (God Bless us Everyone)' e a Celine Dion a gravou em seu album natalino 'These Are Special Times' [1998]. Ela não sabia quem eu era naquela época, e foi uma surpresa um músico de heavy metal assinando uma canção de Natal."

LIVE 'N' LOUDER
QUANDO: dom. (14/4), a partir das 16h
ONDE: Espaço das Américas (r.Tagipuru, 795; tel. 0/xx/11/2027-0777)
QUANTO: de R$ 150 a R$ 500, à venda em www.ticket360.com.br


Endereço da página:

Links no texto: