Folha de S. Paulo


Fashion Rio começa nesta segunda-feira entre expansão de grifes e sombra de crise

A temporada de verão 2014 do Fashion Rio começa nesta segunda-feira (15), às 19h, na Marina da Glória. O evento acontece num momento bastante específico para a moda brasileira: enquanto grupos e algumas grifes vivem momentos de expansão, outros enfrentam a sombra da crise financeira que atinge boa parte da indústria.

Duas estreias ajudam a entender esse momento. Por um lado, a rede Maria Filó, grande sucesso nos shoppings entre a clientela jovem, entra para o line-up. A marca comprou a grife Filhas de Gaia, da dupla Camila Calmon e Renata Sales.

A Filhas de Gaia, que já fazia parte do evento, é especializada em moda festa e queridinha entre um certo grupo de socialites e candidatas a moderninha do circuito Leblon. Deve passar por uma mudança de estrutura e de melhoria de produto.

Já a Iodice deixou a SPFW e tenta reestruturar seus negócios a partir da vitrine oferecida pela plataforma carioca. A ideia é que o estilo sexy da grife consiga brilhar mais num evento que "combina" mais com essa estética e sabe exportá-la mais claramente.

Correndo à frente disso, vem, é claro, a moda praia, com os desfiles de Blue Man, Triya, Salinas e Lenny.

A Lenny, marca-símbolo do luxo praiano carioca, vive um bom momento. A grife é uma das participantes do projeto Le Brésil Rive Gauche - ação do magazine de alto luxo Le Bon Marché, em Paris, que até o dia 22 de junho pretende promover a cultura brasileira por meio da venda de produtos de 120 marcas nacionais.

Já a Blue Man, que vive uma fase positiva graças ao revival da estética que a consagrou sobretudo nos anos 80, faz um intercâmbio cultural entre Portugal e Brasil. As estampas misturam pássaros, frutas, azulejos e arquitetura barroca. As criações para o próximo verão serão apresentadas amanhã no Palácio São Clemente, em Botafogo, onde está instalado o consulado português.

VAIVÉM

A estilista Patricia Viera, especialista em couro, e que nos últimos anos desfilava no Fashion Business, volta ao line-up.

O Fashion Business, salão de negócios da empresária Eloysa Simão, não acontecerá mais. Eloysa criou o Fashion Rio, mas deixou a direção do evento depois que a marca foi vendida ao grupo InBrands, que botou Paulo Borges, diretor da SPFW, no lugar da empresária.

O mundo, especialmente o da moda, porém, dá voltas. Eloysa e Paulo deixaram de lado os atritos do passado e juntaram forças. A nova e poderosa dupla organizará o Salão Bossa Nova de Moda e Negócios, que ocorre entre os dias 14 e 17 de maio.

O Rio-à-Porter, evento de negócios de Borges e que ocorria paralelamente ao Fashion Rio, também deixa de acontecer com o novo acordo.

*

Veja a programação dos defiles do Fashion Rio:

15 de abril
19h - 2nd Floor
20h30 - Filhas de Gaia
22h - Alessa

16 de abril
12h - Blue Man
18h - Maria Filó
19h - Coven
20h30 - Iódice
22h - Espaço Fashion

17 de abril
17h - Andrea Marques
18h - Sacada
19h - Oh Boy
20h - Cantão
21h - Lenny Niemeyer
22h - TNG

18 de abril
12h - Patrícia Viera


Endereço da página:

Links no texto: