Folha de S. Paulo


Astros oriundos de blockbusters, da TV e da internet dão a cara desta edição da SPFW

Ator de blockbuster, tops internacionais, celebridades da TV e blogueiras "importadas". É nesse clima de Hollywood da moda que começa hoje a edição primavera-verão 2013/2014 da São Paulo Fashion Week.

Colcci chega à SPFW com sucesso de mercado e crítica
Ronaldo Fraga lança livro com registro de 35 coleções na SPFW
'Sou um prestador de serviços da moda', diz Marcelo Sommer

Será uma temporada que marca o triunfo dos grandes grupos e suas grifes cada vez mais poderosas. Basta uma olhada no line-up para entender o momento, muito promissor para os perfis chamados de comerciais e muito delicado para os pequenos e médios ateliês.

Nomes de peso como Reinaldo Lourenço, André Lima, Maria Bonita, Paula Raia e Gloria Coelho não desfilam nesta edição. Maria Garcia, Jefferson Kulig, Movimento e Vitorino Campos também ficaram de fora.

Nos comunicados oficiais, fala-se apenas em estratégia de negócios, ajuste de calendários e prazos e outros termos amenos. Nos bastidores, porém, a palavra de ordem é procurar soluções para crises e grandes dívidas.

Com a chegada das grandes maisons internacionais e a concorrência de marcas controladas por investidores poderosos, os antigos donos do luxo nacional estão precisando se reinventar e refazer a estrutura de seus negócios.

Enquanto isso, marcas pop como a Colcci, do grupo AMC, movimentam a semana de moda com estrelas na passarela. O ator Paul Walker, astro do sucesso "Velozes e Furiosos", a supertop e ex-angel da Victoria's Secret Izabel Goulart e a angel Erin Heatherton desfilarão para a marca.

O grupo ainda traz Fernanda Lima, para a Forum, e Isabeli Fontana, para a Tufi Duek. A Ellus, carro-chefe do grupo InBrands, contratou a top internacional Lindsey Wixson, musa cult dos fashionistas; e a Animale, do grupo homônimo, traz Karlie Kloss, a segunda modelo mais importante do mundo segundo o ranking Models.com.

Até a organização está em clima de "mainstream". A cenografia é assinada pelos irmãos Campana, com fama consolidada e recentes parcerias com Louis Vuitton.

Há também as novas estrelas da mídia: top blogueiras. Entre elas, Viviana Volpicella, ex-assistente de Anna Dello Russo, da "Vogue".

Editoria de Arte/Folhapress

Endereço da página:

Links no texto: