Folha de S. Paulo


Virada Cultural terá grupo de nove curadores em 2013

Com o objetivo de realizar uma Virada Cultural "mais múltipla e inclusiva", a Secretaria Municipal de Cultura anunciou a "Comissão de Curadoria Colegiada", grupo composto por nove pessoas com formações distintas ligadas à cultura. É a primeira vez que o evento, que ocorre na cidade desde 2005, tem um grupo de curadores.

José Mauro Gnaspini, supervisor de programação da pasta de 2005 a 2012 e diretor das edições anteriores da Virada Cultural, continuará cuidando da curadoria do evento, mas terá a ajuda de pessoas como Alexandre Youssef, sócio da casa de shows Studio SP e de Sérgio Vaz, poeta fundador do Sarau da Cooperifa.

Para Youssef, a junção de "cabeças diferentes" representará a diversidade da cidade. Ele ressalta, no entanto, que o grupo apenas poderá "pirar" nos espetáculos de 2014, já que tem pouco tempo para decidir a programação do evento deste ano, que ocorre entre os dias 18 e 19 de maio. A comissão se encontrou pela primeira vez nesta quarta-feira (13).

Gabo Morales/Folhapress
Alexandre Youssef, que será um dos nove curadores da Virada Cultural
Alexandre Youssef, que será um dos nove curadores da Virada Cultural

Apesar da mudança na forma de escolha dos espetáculos, Juca Ferreira, secretário municipal de Cultura, elogia os eventos anteriores e diz que dará continuidade ao projeto. "Continuar não é mesmice, é seguir no ritmo de algo cada vez melhor", afirma. Ele ainda ressalta que o evento permanecerá no centro. Para ele, a dispersão territorial provou ser uma perda para a Virada.

Para compensar a ausência de outros grandes eventos culturais ao longo do ano em São Paulo, o secretário anunciou que pretende investir em uma grande festa de São João, uma experimentação com elementos caipiras e nordestinos. A festa deve sair do papel este ano.

A programação da Virada Cultural, que deve ser anunciada entre abril e maio deste ano, manterá o evento "Chefs na Rua" --que causou confusão com a galinhada do chef Alex Atala no ano passado--, já que, segundo Ferreira, foi bem-sucedido em sua edição na comemoração do aniversário da cidade.

As novidades já anunciadas são as "iguarias de boteco", uma reivindicação pessoal de Juca Ferreira junto à comissão, e a ampliação da Viradinha Cultural, que tem programação especial para crianças.

*

Conheça os nove integrantes da Comissão de Curadoria Colegiada da Virada Cultural:

Alex Antunes, jornalista, escritor, curador e produtor, pesquisa a produção independente brasileira;

Alexandre Youssef, produtor cultural, criador e sócio do Studio SP e do Studio RJ, é colunista da revista "Trip";

Giselle Beiguelman, midiarista e professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP;

José Mauro Gnaspini, supervisor de programação da Secretaria Municipal de Cultura de 2005 a 2012 e diretor das edições anteriores da Virada Cultural;

Marcus Preto, jornalista especializado em cobertura de música;

Maria Tendlau, mestre em teatro e educação na Escola de Comunicação e Artes da USP, é orientadora de arte dramática do Teatro da USP em Piracicaba, SP;

Pena Scmidt, consultor e curador, foi superintendente do Auditório Ibirapuera de 2005 a 2012;

Sérgio Vaz, poeta e fundador do Sarau da Cooperifa e de outras ações da mesma organização no bairro de M'Boi Mirim;

Tião Soares, mestre em educação e doutorando em Ciências Sociais pela PUC-SP, foi secretário de Cultura de Itapecerica da Serra de 1997 a 2004.


Endereço da página: