Folha de S. Paulo


Governo de Taiwan comemora Oscar do cineasta Ang Lee

O governo de Taiwan expressou sua satisfação nesta segunda-feira (25) após o cineasta Ang Lee ganhar o Oscar de melhor diretor por sua fantasia épica "As aventuras de Pi", rodada na ilha onde nasceu.

Queria sacudir a sociedade, diz Tarantino sobre "Django Livre"
Vazamento inunda parte do subsolo do Dolby Theater
Imprensa do Irã critica Oscar de "Argo" e rejeita discurso de Ben Affleck

A ministra da Cultura Lung Ying-tai enviou um telegrama de felicitações a Lee pouco depois de divulgada a notícia de que ele conquistara mais um Oscar como melhor diretor.

"Estou muito contente por ter me enteirado que vocês ganhou as honras do Oscar. Nós nos sentimos muito orgulhosos de você", afirma o texto.

"Não teria feito este filme sem a ajuda de Taiwan. Foi lá onde filmamos", afirmou o diretor de 58 anos.

"Quero agradecer a todos que nos ajudaram, especialmente a cidade de Taichung", acrescentou. O prefeito de Taichung, Jason Hu, por sua vez, declarou que o Oscar conquistado por Lee demonstra que Taiwan é capaz "de fazer muitas coisas bem". "Taiwan mereceu!", acrescentou.

Em entrevista após a cerimônia, o cineasta comentou sobre as interações entre o cinema de Hollywood e os diretores de outros países. Segundo Lee, a grande indústria do cinema tende a se abrir cada vez mais às influências da Ásia.

"O cinema americano é a minha segunda cultura, cresci vendo filmes dos Estados Unidos. Não estou falando de arte, mas em termos técnicos e de conjunto, nenhum outro cinema é mais sofisticado", disse o diretor.

"Gostaria de encorajar mais cineastas asiáticos a tentar a vida em Hollywood e assim, partilhar com o mundo a nossa cultura. Tudo isso, de fato, começa aqui, em Hollywood."

O taiwanês havia sido indicado anteriormente duas vezes --em 2000, com "O Tigre e o Dragão", e em 2005, com "O Segredo de Brokeback Mountain", pelo qual conseguiu seu primeiro prêmio.

"Obrigado, Deus do cinema", gritou ele no discurso de aceitação do prêmio. Além disso agradeceu "a todo o Taiwan".


Endereço da página:

Links no texto: