Folha de S. Paulo


Ang Lee bate Spielberg e leva Oscar de melhor diretor por "As Aventuras de Pi"

O cineasta Ang Lee é o vencedor do Oscar de melhor diretor, recebido pela realização do filme "As Aventuras de Pi". Como o drama histórico "Lincoln" tinha o maior número de indicações ao Oscar deste ano, 12, Spielberg era considerado favorito ao prêmio.

Eleja favoritos e compare com escolhas dos críticos da Folha
Produtor de Hollywood foi mais lembrado que Deus
"Perdedores" do Oscar vão ganhar viagens e tequila

O taiwanês havia sido indicado anteriormente duas vezes -- em 2000, com "O Tigre e o Dragão", e em 2005, com "O Segredo de Brokeback Mountain", pelo qual conseguiu seu primeiro prêmio.

"Obrigado, Deus do cinema", gritou ele no discurso de aceitação do prêmio. Além disso agradeceu "a todo o Taiwan".

Em "As Aventuras de Pi", Lee mostra a história de um garoto indiano que, após um naufrágio, se vê sozinho num bote em alto-mar na companhia do tigre Richard Parker.

INDOMÁVEIS DIRETORES

Entre os concorrentes havia vencedor do Oscar, Steven Spielberg, que levou em 1993 com "A Lista de Schindler" e em 1998 com "O Resgate do Soldado Ryan".

Pela direção de "O Lado Bom da Vida", David O. Russel recebeu em 2013 sua segunda indicação ao prêmio da Academia. Em 2011, ele já havia concorrido por "O Vencedor".

Além de Russel, também concorriam ao Oscar de melhor diretor o alemão Michael Haneke, por "Amor", e Behn Zeitlin, por "Indomável Sonhadora".


Endereço da página:

Links no texto: