Folha de S. Paulo


Livro busca lado 'família' do pensador alemão Karl Marx

Poucas pessoas estranham tanto as frias estátuas de Karl Marx, como as do parque de Budapest, quanto a americana Mary Gabriel.

Nova edição de "O Capital" e ciclo de seminários mostram vitalidade de Marx
Intelectuais brasileiros explicam por que ainda é importante ler Marx

Ela passou anos trabalhando num livro que busca mostrar o que há de mais humano no intelectual alemão.

"Amor e Capital - A Saga Familiar de Karl Marx e o Nascimento de Uma Revolução" ganhará edição brasileira na segunda quinzena de março, pela editora Zahar.

Nobru
Retrato de Karl Marx feito com massinha pelo artista Nobru
Retrato de Karl Marx feito com massinha pelo artista Nobru

Gabriel afirma que decidiu escrever o livro depois de ter lido uma reportagem sobre as duas filhas de Marx que cometeram suicídio.

Ao mergulhar nas pesquisas sobre o ambiente familiar do intelectual, no entanto, a jornalista e biógrafa se surpreendeu. Apesar das inúmeras dificuldades enfrentadas pela família Marx, encontrou no pensador o que ela sintetiza como "um pai carinhoso e esposo dedicado".

Com quase mil páginas, repletas de documentos, fotos e mapas, a obra, finalista de prêmios como o Pulitzer, descreve as idas e vindas da família entre Londres, Paris, Bruxelas e Berlim.

A autora dá destaque para o papel "decisivo" que acredita ter tido na vida de Marx a mulher do intelecutal, Jenny von Westphalen. (CEM)

AMOR E CAPITAL
AUTORA Mary Gabriel
TRADUÇÃO Alexandre Barbosa de Souza
EDITORA Zahar
QUANTO R$ 89,90 (968 págs.)


Endereço da página:

Links no texto: