Folha de S. Paulo


Drama "O Impossível" leva prêmios da Academia de Cinema da Catalunha

O filme "O Impossível", de Juan Antonio Bayona, que narra a história de uma família sobrevivente do tsunami no sudeste asiático, em 2004, recebeu no último domingo (3), em Barcelona, o prêmio Gaudí de melhor produção europeia.

"O Impossível" é o filme espanhol mais visto de todos os tempos e bateu "Dentro da Casa", de François Ozon, "El Havre", de Aki Kaurismaki, e "Intocáveis", de Olivier Nakache e Eric Toledano, na atribuição do prêmio internacional da Academia de Cinema da Catalunha.

O realizador, ao receber o galardão, considerou o filme tão catalão como europeu, afirmando que é "mais artista do que burocrata", de acordo com a agência Efe.

O filme, que é a segunda longa-metragem de Juan Antonio Bayona, é protagonizado por Naomi Watts --que concorre ao Oscar de melhor atriz pelo filme--, Ewan McGregor e Tom Holland.

Juan Antonio Bayona recebeu igualmente o prêmio de melhor diretor.

Os prêmios Gaudí têm por objetivo estimular a produção da região autônoma da Catalunha, em oposição ao prêmio Goya, atribuído pela Academia das Artes e Ciências Cinematográficas de Espanha.

Divulgação
Cena do longa
Cena do longa "O Impossível", que retrata uma família em férias na Tailândia durante o tsunami de 2004

Endereço da página: