Folha de S. Paulo


"A Hora Mais Escura" é boicotado por distribuidores no Paquistão

Distribuidores de cinema e redes de televisão paquistaneses estão boicotando um filme indicado ao Oscar sobre a caçada ao terrorista Osama bin Laden.

Cineasta Michael Moore sai em defesa de "A Hora Mais Escura"

O Paquistão tem um papel de destaque em "A Hora Mais Escura", de Kathryn Bigelow, que conta a história da caçada de dez anos da CIA em busca do idealizador dos atentados de 11 de setembro de 2001, que culminou com a captura do terrorista no país.

Cinemas locais, no entanto, evitam exibir o filme. Um distribuidor de TV a cabo também está bloqueando a transmissão da série "Homeland", estrelada por Claire Danes, e de "Last resort" por serem contra o interesse nacional.

Os boicotes são a mais recente forma de censura não oficial no país, onde o YouTube foi bloqueado por quatro meses, pois o trailer do filme americano foi considerado ofensivo.

"A Hora Mais Escura" chegou ao topo das bilheterias americanas e recebeu cinco indicações ao Oscar. Mas no Paquistão a ação para matar Bin Laden é considerada um dos incidentes mais constrangedores da história do país.

Uma equipe da marinha americana matou o líder da Al-Qaeda em seu esconderijo, localizado perto de uma academia militar do país, no dia 2 de maio de 2011, constrangendo os líderes paquistaneses, que insistiam que Bin Laden estava morto, e expondo seu exército a acusações de incompetência e conluio com a organização terrorista de Bin Laden.

Divulgação
Cena do filme "A Hora Mais Escura"
Cena do filme "A Hora Mais Escura"

Em 2010, os censores paquistaneses baniram a comédia indiana de Bollywood "Tere bin Laden", que satirizava o líder da Al-Qaeda, sob alegações de que poderia ofender muçulmanos e incitar ataques suicidas. A Max Media, que tem os direitos no Paquistão da rede de televisão a cabo Star World, se recusa a transmitir "Homeland" e o drama "Last Resort".

Enquanto "Last Resort" mostra ataques nucleares americanos contra o Paquistão, o país é citado apenas brevemente em "Homeland", série coestrelada por Damian Lewis, um militar americano que também é suspeito de ser um agente da Al-Qaeda.

Mas o forte comércio de DVDs piratas permite que paquistaneses tenho acesso ao que quiserem, e "A Hora Mais Escura", "Homeland" e "Last Resort" são campeões das vendas informais.

Com agências de notícias


Endereço da página:

Links no texto: