Folha de S. Paulo


Menos de 10% dos cineastas de Hollywood são mulheres, diz estudo

Apenas 9% dos diretores dos 250 filmes mais lucrativos de Hollywood em 2012 eram mulheres, de acordo com estudo divulgado pelo Centro de Estudos das Mulheres na Televisão e no Cinema da Universidade Estadual de San Diego, nos Estados Unidos.

Embora o número represente um crescimento de 4% com relação a 2011, ele é igual ao número de 15 anos atrás, o que demonstra pouca evolução do papel das cineastas na indústria americana.

De acordo com o estudo, as mulheres representam apenas 18% de todos os diretores, produtores-executivos, roteiristas, diretores de fotografia e editores de Hollywood.

Mark J. Terrill/AP
A cineasta Kathryn Bigelow venceu o Oscar de melhor direção com o filme "Guerra ao Terror" em 2010
A cineasta Kathryn Bigelow, única mulher a ter vencido o Oscar de direção

Os gêneros mais abertos às mulheres são o documentário, o drama e os filmes de animação.

Neste ano, nenhuma mulher entrou na lista das possíveis indicações ao Oscar por melhor direção. Até mesmo Kathryn Bigelow, diretora do celebrado "A Hora Mais Escura", não foi lembrada pela academia --embora a obra tenha sido indicada a Melhor Filme.

Em 2010, Bigelow se tornou a primeira mulher da história a vencer o Oscar de direção, pelo filme "Guerra Ao Terror". Até 2014, pelo menos, ela continuará sendo a única a ter alcançado o feito.

CINEMA INDEPENDENTE

No entanto, se as mulheres têm pouco espaço no cinema comercial, elas estão bem nas produções independentes.

Um outro estudo conduzido pelo Instituto Sundance aponta que 29,8% dos cineastas que participaram do festival homônimo, reservado para produções independentes, são mulheres.

Segundo esse estudo, filmes dirigidos por mulheres tendem a empregar mais mulheres atrás das câmeras do que filmes dirigidos por homens.


Endereço da página: