Folha de S. Paulo


Naldo fecha primeira noite do Planeta Atlântida em clima de baile funk

A primeira noite de shows do Planeta Atlântida 2013 terminou em clima de baile funk, às 5h deste sábado (12), com Naldo se requebrando no palco central e arrancando gritos estridentes do público feminino.

A bateria de apresentações da noite de abertura do evento realizado no Sapiens Parque, em Florianópolis (SC), começou às 18h30 de sexta-feira (11) com Strike.

O festival segue neste sábado, a partir das 19h, com Detonautas. Depois se apresentam Sorriso Maroto, Natiruts, O Rappa, Luan Santana e Fabrício Peçanha.

Naldo havia sido escalado para o palco do camarote, como menos visibilidade, mas dada a popularidade que tem alcançado foi transferido ao palco central.

Foi a primeira vez que ele cantou em um festival do porte do Planeta, que pretende reunir 60 mil pessoas nas duas noites em Florianópolis. "É a realização de um sonho. Acreditem nos seus sonhos. O que está acontecendo comigo hoje é a prova de que sonhos se realizam", disse.

Os dois grandes momentos da apresentação foram as canções "Meu Corpo Quer Você" e "Amor e Chocolate", dois dos hits em alta no país.

STRIKE

A noite de shows começou em ritmo mineiro. A banda Strike subiu ao palco às 18h30 e fez uma apresentação dançante baseada no repertório do disco novo, "Nova Aurora", lançado em 2012.

Ainda havia sol em Florianópolis quando o quinteto apresentou ao público catarinense músicas novas como "Fora da Lei", "Céu Completo" e "Se Joga" e sucessos dos dois álbuns anteriores como "Aquela História" e "Paraíso Proibido".

ARMANDINHO

O cantor gaúcho foi o segundo a se apresentar. Tocou seu reggae melódico para uma plateia que ainda chegava ao Sapiens Parque, no Norte da Ilha. "Desenho de Deus" e "Ursinho de Dormir" foram pontos altos.

Outro momento com resposta rápida do público foi quando cantou um pedacinho de "Azul da cor do Mar", de Tim Maia. Neste ano, os artistas combinaram lembrar-se de Tim pelos 15 anos de sua morte.

RACIONAIS MC´S

Os Racionais MC´s fizeram uma espécie de apresentação comunitária, dividindo o palco com quatro rappers convidados: Helião, Lino Krizz, Big e Boy, que os anfitriões chamaram de "nossa família".

Chorão, do Charlie Brown Jr, também participou da festa, que acabou às 22h30, depois de 90 minutos de show. Ele sacolejou o corpo levemente durante boa parte da apresentação. Mas não cantou.

Mano Brown falou pouco com o público durante o show. Nos raros momentos em que parou a batida densa de sua música, criticou a violência em São Paulo e as desigualdades sociais no país.

"Todo dia em São Paulo tem chacina. É por isso que o conhecimento deve ser levado para o outro lado da fronteira. O Brasil do século 21 é desigual", disse.

CHARLIE BROWN JR

Representantes do rock na noite de abertura do Planeta Atlântida, o Charlie Brown Jr fez um show do tipo "curto e grosso", com sequência de sucessos para o publico dançar.

Chorão não andou de skate pelo palco e não ficou "conversando" com o público, duas de duas características. Esta foi a 13ª participação do grupo no evento, criado há 16 anos.

A apresentação terminou com a participação dos Racionais MC´s em uma música que ainda está sendo trabalhada por Chorão. Ainda no palco, o líder do Charlie Brown usou três palavras para definir os parceiros: "humildade, parceria e amizade".

CLÁUDIA LEITE

Cláudia Leitte se apresentou depois de Charlie Brown Jr e Planet Hemp. Não reclamou. Disse que "a separação não existe dentro da música".

Ela deixou o palco às 2h deste sábado (12), depois de apresentar ao público catarinense a mistura de música e coreografia que acredita ter potencial para se transformar no grude do próximo Carnaval.

"Largadinho" tem pouco mais de um minuto de duração e, fiel à escola do axé, baseia-se na repetição de uma ideia. A composição também batiza um bloco carnavalesco que estreará neste ano na Bahia.

"É uma coreografia bem fácil, e a música ajuda a entender os movimentos. Já vi gente dançando até fora do país", disse a loura.

PLANET HEMP

O Planet Hemp apostou em uma sequência de músicas marcantes para sacudir o público do Planeta. Abriu o show com a outrora polêmica "Legalize Já", depois fez "Fazendo Sua Cabeça" e "Mantenha O Respeito".

Na plateia, como era de se esperar, volta e meia abria-se aquela roda humana em que indivíduos trombam propositalmente em uma espécie de dança. Marcelo D2 chegou a pedir para apagar as luzes do parque para o que chamou de momento isqueiro.

Entre os pedidos dos artistas na primeira noite de shows, o do Planet Hemp foi o mais volumoso. A banda pediu um garçom e 300 latas de cerveja. Cláudia Leitte e Chorão, para citar dos exemplos, pediram atum e achocolatado com pizza, respectivamente.


Endereço da página:

Links no texto: