Folha de S. Paulo


Filme de Steven Soderbergh é recusado em Hollywood por ser considerado "muito gay"

O anunciado projeto para a HBO de Steven Soderbergh que conta a história do músico Wladziu Valentino Liberace (1919-1987) não será visto nos cinemas por ter sido considerado "muito gay" pelos estúdios de Hollywood.

Com Matt Damon e Michael Douglas no elenco, "Behind Candelabra" (em tradução livre, "Por trás do Candelabro", uma referência a um dos símbolos do músico), mostra a relação de Liberace e seu companheiro Scott Thorson e será exibido apenas pelo canal a cabo.

"Ninguém estava disposto a financiá-lo. Fomos bater em todas as portas", disse Soderbergh ao site "The Wrap". "Disseram-nos que era 'gay demais'. E essa reação veio depois de Hollywood investir em um filme como 'O Segredo de Brokeback Mountain'. Fiquei espantado. Não fez sentido para nenhum de nós."

Giuseppe Cacace/France Presse
O diretor Steven Soderbergh
O diretor Steven Soderbergh

Mas Soderbergh não se diz desapontado por lançar o filme, baseado no livro de Scott Thorson, "Behind the Candelabra: My Life with Liberace", apenas na TV.

"Os estúdios de Hollywood só diziam: 'Não sabemos como vender o filme'. Estavam assustados. Mas talvez, mais pessoas vejam o filme agora."

Wladziu Valentino Liberace, conhecido pelas roupas extravagantes, iniciou sua carreira de concertista os 11 anos.

Liberace morreu em fevereiro de 1987, em sua mansão de Palm Springs, por complicações causadas pelo vírus da Aids.

"Behind Candelabra", que deve ser exibido pela HBO no meio do ano, será o último filme de Soderbergh antes de se aposentar, segundo ele anunciou em 2011.

Veja vídeo


Endereço da página:

Links no texto: