Folha de S. Paulo


"Amor", de Michael Haneke, é eleito melhor filme pela crítica americana

A pouco mais de um mês da cerimônia do Oscar, e dias antes de serem anunciadas as nomeações, o filme do austríaco Michael Haneke continua a somar distinções. Desta vez, "Amor" foi eleito o melhor longa-metragem pela Associação Nacional dos Críticos de Cinema dos Estados Unidos.

A Emmanuelle Riva, que protagoniza o filme ao lado de Jean-Louis Trintignant, foi entregue o prêmio de melhor atriz e Haneke somou mais uma distinção na categoria de melhor diretor.

"Amor" já havia sido aplaudido pela crítica, tendo conquistado nas últimas semanas vários prêmios entre os críticos de Los Angeles, Chicago, Boston e Nova York, além de ter recebido a Palma de Ouro no Festival de Cannes.

O filme retrata a vida de um casal na terceira idade, que se vê obrigado a mudar de vida depois de Anne, vivida Emmanuelle Riva, sofrer um acidente cardiovascular.

Além da Palma de Ouro, a segunda de Haneke depois de "A Fita Branca", em 2009, "Amor" venceu diversos prêmios europeus.

Divulgação
A atriz Emmanuelle Riva em cena do filme "Amour", do diretor austríaco Michael Haneke
A atriz Emmanuelle Riva em cena do filme "Amor", do diretor austríaco Michael Haneke

Nas outras categorias, a crítica americana elegeu Daniel Day-Lewis o melhor ator, por "Lincoln", de Steven Spielberg.

"Lincoln" arrecadou ainda o prêmio de melhor argumento e "O Mestre" recebeu o prêmio de melhor fotografia.

A Associação Nacional dos Críticos de Cinema dos Estados Unidos, constituída por 60 críticos de cinema de todo o país, todos os anos elege os seus melhores. Na edição dos prêmios do ano passado, Melancolia, de Lars von Trier, foi o melhor filme.

Veja vídeo


Endereço da página:

Links no texto: