Folha de S. Paulo


Acervo do Instituto Moreira Salles é tema de livro de fotografia; veja opções

NO LUGAR DO OUTRO

Antes da arte relacional, sociológica, a fotografia já tinha o "outro" na linha do horizonte, como acontece na poética de Claudia Andujar, que sempre se valeu desse meio para desentranhar/entranhar-se em outro Brasil, latente como viagem transcendental. Isso explica o mergulho em temáticas limítrofes, a reportagem de algumas experiências: imagens de cirurgia espiritual, viagem com migrantes no "trem do diabo", "histórias reais" de droga ou loucura.

O livro traz o olhar antropológico da fotógrafa suíço-brasileira e sua produção nos anos 1960 e 70 -com perfis de uma obra famosa pelas imagens dos índios ianomâmis, além de entrevista que reforça sua convicção humanista. (ADOLFO MONTEJO NAVAS)

NO LUGAR DO OUTRO
AUTOR Claudia Andujar (org. Thyago Nogueira)
EDITORA IMS
QUANTO R$ 129,90 (258 págs.)

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A VIAGEM DAS CARRANCAS

Se o termo carranca como "figura tosca nas proas dos navios" já tem registro em dicionário na Lisboa de 1851, é só a partir de reportagem da revista "O Cruzeiro", em 1947, que essas esculturas zooantropomorfas com traços grotescos, que navegavam pelo rio São Francisco, chegam a museus e coleções.

Nessa figuração de estirpe popular, artistas como Francisco Guarany ou Afrânio aportam seu bestiário fantástico (leões, cavalos), num acervo inaudito que o livro recolhe junto com o ensaio fotográfico (nada exótico) de Marcel Gautherot e outros valiosos materiais textuais (de Paulo Pardal, por exemplo) sobre a viagem imaginária dessas imagens, verdadeiros
ex-votos da alma das embarcações.(ADOLFO MONTEJO NAVAS)

A VIAGEM DAS CARRANCAS
AUTOR vários (org. Lorenzo Mammì)
EDITORA WMF Martins Fontes
QUANTO R$ 149,90 (288 págs.)

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A HORA E O LUGAR

Em "A Hora e o Lugar" (como na coletânea anterior, "A Forma da Luz"), Sergio Burgi e Samuel Titan Jr. selecionam cinco nomes do acervo de fotografia do Instituto Moreira Salles, em recortes que dialogam entre si.

Divulgação

O título da coleção apenas sugere o sentido (amplo) da curadoria: são imagens que vão de 1919 a 1974, feitas por fotógrafos brasileiros (ou naturalizados) imbuídos do espírito moderno de registrar fatos históricos à queima-roupa, em imagens que ao mesmo tempo conservam o frescor e a incerteza dos acontecimentos em seu presente, mas revelam a busca constante da construção estética desses olhares.

Além das belas imagens de Alice Brill, Jorge Bodanzky e Otto Stupakoff, mais conhecidos do público, há curiosas fotografias da Revolução de 1930 no Rio de Janeiro feitas pelo amador Guilherme Santos, apresentadas pelo historiador Boris Fausto.

Outra surpresa são as imagens da Guerra da Coreia realizadas pelo fotojornalista Luciano Carneiro para a revista "O Cruzeiro" nos anos 1950, que, como nos explicam os organizadores, foram integradas recentemente ao acervo do instituto e restauradas. Aliás, uma exposição dedicada a Carneiro fica em cartaz até junho no IMS de São Paulo. (CRISTINA PAIVA)

A HORA E O LUGAR
AUTOR vários (org. Sergio Burgi e Samuel Titan Jr.)
EDITORA Instituto Moreira Salles
QUANTO R$ 94,90 (232 págs., caixa com 5 volumes)


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