Folha de S. Paulo


Irmãos do Paraná criam canal para conscientizar sobre o autismo

Horas antes do Dia Mundial da Conscientização do Autismo, que é lembrado anualmente no dia 2 de abril, dois meninos divulgaram um vídeo que comoveu a internet: na gravação, eles explicam, de forma bem simples, o que é o problema e por que os autistas devem ser respeitados.

A autoria é dos irmãos Otávio Cunha, 4, e Ítalo Cunha, 7. Ítalo foi diagnosticado com o distúrbio aos 3 anos.

O vídeo faz parte do canal OtavioShow, em que Otávio e o irmão mostram um pouco do dia a dia da família, que vive na cidade de Maringá, no Paraná. Ao mostrar a rotina dos meninos, o objetivo do canal –que já existe há um ano– é conscientizar as pessoas sobre o respeito aos autistas.

O vídeo foi divulgado no último dia 1º de abril e teve mais de 2,4 milhões de visualizações e 79 mil compartilhamentos no Facebook. Depois do sucesso, a página do canal no Facebook ganhou milhares de novos inscritos. Veja abaixo.

COMO É SER AUTISTA

"Muitas pessoas me viram, eu fiquei feliz", contou Otávio em entrevista à Folha por telefone. "Quando eu fui ao cinema tinha um monte de gente que me reconheceu e me abraçou."

O menino aponta que sua audiência é até mesmo internacional. "Eu já ganhei balas que mandaram do Japão", lembra.

Para gravar, Otávio tem a ajuda dos pais, Gilmar e Flávia. Alguns vídeos são espontâneos e feitos ao ar livre; outros são produzidos em casa.

Quando a produção é planejada, Otávio conta que o pai dá uma ajudinha com o roteiro. "Meu pai diz algumas falas e eu repito", explica. "Algumas vezes eu gravo sozinho, e em outras o Ítalo vai lá também."

O QUE É AUTISMO

O autismo –ou Transtorno do Espectro Autista– afeta diferentes aspectos da comunicação. Os principais sintomas são dificuldade em estabelecer contato visual, problemas de socialização, comportamentos repetitivos e até mesmo falta de coordenação motora em alguns casos.

Para que o tratamento possa surtir melhores resultados, o diagnóstico deve ser feito o mais cedo possível, com um ano e meio de idade.

Estima-se que existam no país 2 milhões de crianças com autismo, mas 95% delas ainda não foram diagnosticadas.

Por causa do autismo, Ítalo ainda só fala algumas palavras. Mas isso não impede os irmãos de se divertirem.

"Eu gosto de jogar bola com o Ítalo", conta Otávio. "Nós também brincamos de carrinho."


Endereço da página:

Links no texto: