Folha de S. Paulo


Masp inaugura mostra sobre infâncias, com obras na altura das crianças

Brincadeiras, nascimento, família: tudo isso faz parte de momentos vividos na infância. Para falar sobre esse período –que já foi bastante retratado no mundo da arte–, o Masp reuniu cerca de 200 obras com a temática infantil na exposição "Histórias da Infância".

A mostra, que começa nesta sexta-feira (8), traz pinturas e fotografias de artistas antigos e contemporâneos, além de desenhos feitos por crianças em oficinas organizadas pelo museu –seus trabalhos fazem parte da mostra, expostos ao lado da produção dos demais artistas.

As obras estarão em exibição até 31 de julho em dois andares do Masp. No primeiro subsolo, o tema gira em torno da maternidade e do nascimento –imagens de Nossa Senhora segurando o Menino Jesus se misturam a fotografias de amas de leite do Brasil colonial. No primeiro andar, há retratos de crianças, representações de brincadeiras e obras que falam sobre a morte.

Participam da mostra trabalhos de grandes artistas brasileiros e internacionais, como Vik Muniz, Lasar Segall e Van Gogh (veja na galeria acima).

Para ser mais acessível às crianças, as obras estão penduradas numa altura entre 20 e 30 cm mais baixa que o 1,5 m habitual.

Durante o período da mostra, o Masp realiza uma oficina de criação de desenhos, da qual podem participar crianças de 5 a 11 anos. A atividade é baseada no lema "como contar suas próprias histórias em desenhos?", e acontecerá nas tardes de sábados e domingos, até 31 de julho.

Em parceria com duas escolas de São Paulo, o museu tem também um projeto de produção de áudios, cujos roteiros e gravação são feitos pelos próprios alunos. Depois de prontos, os trabalhos poderão ser ouvidos no site do Masp.

EXPOSIÇÃO INTERATIVA

Até o 24 de julho, também acontece no Masp a mostra "Playgrounds 2016". A exposição ocupa o Vão Livre com obras participativas, que propõem a interação com o público.

Com os trabalhos em forma de cubo do inglês e paquistânes Rasheed Araeen, por exemplo, os visitantes podem montar suas próprias figuras. Ao todos, seis artistas e coletivos participam do projeto.

PARA CONFERIR
Exposições "Histórias da Infância" e "Playgrounds 2016"
ONDE Masp - av. Paulista, 1578; tel. (11) 3251-5644
QUANDO Histórias da Infância - de 8/4 a 31/7; Playgrounds 2016 - até 24/7; de terça a dom., das 10h às 18h (bilheteria aberta até as 17h30); quinta-feira, das 10h às 20h (bilheteria até 19h30)
QUANTO de R$ 12 a R$ 25


Endereço da página:

Links no texto: