Folha de S. Paulo


De 'Star Wars' ao Abaporu, conheça 12 brinquedos que chegarão às lojas

A Abrin, maior feira de brinquedos da América Latina, teve seu início nesta terça-feira (5). Ao todo, são mais de 1.500 lançamentos que chegarão às lojas em 2016.

Nesta edição, o destaque ficou para a onda do "faça você mesmo". Muitos brinquedos trazem peças de montar ou opções para que as próprias crianças coloquem a mão na massa.

É o caso da linha Eu Estilista, da AbraKidAbra, em que é possível costurar roupas de bonecas Barbie com um kit com fita métrica, linha, tesoura e cola. A marca oferece 17 opções de moldes, que podem ser reutilizados com tecidos que a criança tenha em casa.

A aeronave Millenium Falcon, pilotada por Chewbacca e Han Solo em "Star Wars", ganhou uma versão da Hasbro que pode ser montada e desmontada. O mesmo acontece com os brinquedos da Gerana, produtora independente, que são feitos de madeira orgânica e podem ser montados até mesmo por crianças bem pequenas, a partir dos 3 anos.

"É um resgate de uma época em que as crianças faziam seus próprios brinquedos", diz Ana Nossak, representante da marca.

TECNOLOGIA

A tendência de unir tecnologia aos brinquedos –uma tendência que já foi percebida nos últimos anos segue presente.

Até mesmo os já conhecidos jogos de tabuleiro passaram a ser acompanhados por um aplicativo: a Estrela lançou apps para o Jogo da Vida e o Banco Imobiliário. Com a novidade, é possível fazer transações bancárias por meio do celular, durante as partidas.

Já o velho e fofo ursinho de pelúcia agora fala duas línguas: o Snow, da Fun Divirta-se, reconhece comando de voz, canta músicas e conta piadas em português e inglês.

Ainda assim, os brinquedos analógicos continuam em alta. Massinhas de modelar, quebra-cabeças e argolas de bolha de sabão marcaram presença nos estandes das marcas.

"Os brinquedos não-digitais representam a maior parte das vendas", diz Osni Bernadinelli, da Acrilex, que lançou a linha Art Kids, com moldes e brinquedos para trabalho com massinha. "As crianças da era digital também gostam dos brinquedos considerados tradicionais."


Endereço da página:

Links no texto: