Folha de S. Paulo


Curta feito por crianças no Espírito Santo é exibido em festival

Um curta-metragem produzido por crianças de 8 a 10 anos no interior do Espírito Santo fez parte da programação da Mostrinha Livre –festival com produções voltadas para o público infantil.

"Dinossauro Rex" foi feito por alunos do 4º e 5º ano da escola Mariano Ferreira de Narazeth, que fica na cidade de Domingos Martins (a 42 km de Vitória, capital do Estado).

O curta conta a história de um dinossauro que come todos os outros animais –e nem liga para seus gritos de dor e sofrimento. Até que um acontecimento inesperado o leva a repensar suas atitudes.

"No final ele percebe que suas ações estão erradas", explica Mateus Vaillante Thomas, 11, um dos alunos que ajudou na produção.

Na época, ele tinha nove anos. "Aprendi muito sobre os processos de fazer um filme", conta.

Com três minutos de duração, o curta foi exibido na Mostrinha no último sábado (26). O festival faz parte da Mostra do Filme Livre, que exibe filmes feitos de forma independente e está em sua 15ª edição.

Além de "Dinossauro Rex", mais 12 curtas infantis participam do festival em São Paulo (até 7/4), Belo Horizonte (de 16/4 a 1/5) e Brasília (28/5 a 12/6), no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). Confira a programação completa no site e assista ao trailer de "Dinossauro Rex" abaixo.

Dinossauro Rex - Trailer

PRODUÇÃO

Ao todo, a turma de Mateus levou 20 horas para produzir o roteiro, os personagens e o cenário. O filme é feito por meio de uma mistura de massinha, desenhos e atores –que são os próprios alunos, fantasiados de animais.

Um dos dinossauros usados no curta foi desenhado pelo próprio Mateus. "Eu desenhei um dinossauro de boca aberta e outro de boca fechada, e depois fizeram eles se mexerem", explica.

A produção foi feita como parte do "Projeto Animação", do Instituto Marlin Azul. A iniciativa visita diferentes escolas públicas no Brasil, ajudando crianças a produzir curtas e a aprender sobre técnicas de cinema.

A equipe do instituto conversou com os alunos sobre filmes de animação e tirou fotos do personagens e cenários que eles desenharam. Depois, deram movimento a esses trabalhos. Todo o processo levou cerca de 6 meses.

"Eles foram tirando fotos e, então, movimentavam a imagem na câmera, nos mostravam onde ia ficar o dinossauro depois de pronto", conta Mateus. "Eu nem sabia que dava pra fazer isso."

*

PARA CONFERIR

Mostrinha Livre
QUANDO até 7/4, em São Paulo
ONDE Centro Cultural Banco do Brasil - rua Álvares Penteado, 112; tel. (11) 3113-3651
QUANTO grátis


Endereço da página:

Links no texto: