Folha de S. Paulo


Menino de sete anos junta moedas por seis meses e compra bicicleta

Arquivo Pessoal
Luiz Fernando Rodrigues, 7, com sua bicicleta
Luiz Fernando Rodrigues, 7, com sua bicicleta que comprou com o próprio dinheiro economizado

Ganhar uma bicicleta é o sonho de muitas crianças. Mas e se a magrela for comprada com o próprio dinheiro? Foi isso que fez Luiz Fernando Nunes Rodrigues, 7, de Teresina (PI). Ele conseguiu juntar nos últimos seis meses R$ 125, que usou para comprar o brinquedo, no início de março.

"Realizei meu grande sonho. Era a bicicleta que eu sempre quis. Foram seis meses demorados", diz o menino. A bike é do Ben 10, seu personagem favorito, que também estampa suas roupas e brinquedos. E ela já está sendo usada para lá e para cá. "Estou me divertindo muito. Sempre brinco com ela na casa da minha avó".

Não foi fácil conseguir o dinheiro. Para isso, ele fez um árduo trabalho de caçar moedas em todo lugar que ia, principalmente o troco do lanche da escola e dos pães na padaria. "Eu pegava o dinheiro que sobrava e já colocava direto no cofre", conta.

Outro desafio que enfrentou era uma espécie de "inimigo interno": a tentação dos pais. "Minha mãe tentou pegar o dinheiro, mas eu não deixei nenhuma", afirma. O dinheiro ficava guardado dentro de um cofrinho, o segundo de sua posse. "O primeiro era de madeira. Esse é de plástico, parece um botijão de gás".

Não foi a primeira vez que o garoto buscou poupar dinheiro: em 2015 juntou o suficiente para comemorar seu aniversário no shopping com mais quatro primos. Pagou não só a entrada de todos, mas também um lanche.

Em julho, no seu aniversário de oito anos, já sabe o que quer fazer. "Estou juntando dinheiro para ir à praia com meus pais". A estratégia é simples, ele diz. "Meus pais me ajudam se eu não conseguir pagar toda a viagem".


Endereço da página: