Folha de S. Paulo


Brincadeiras e crochê são opções para crianças na Paulista fechada

Desde que a circulação de carros na avenida Paulista foi interrompida aos domingos, em outubro do ano passado, adultos e crianças aproveitam o espaço para andar de bicicleta, tomar sol ou até jogar bola.

Com o público no lugar, uma série de coletivos e grupos têm aproveitado a oportunidade para disponibilizar uma série de atividade, muitas delas gratuitas. Neste domingo (6), meninos e meninas poderão pular corda, brincar de futebol de botão e até fazer crochê.

O Não Só o Gato organiza todos os meses as brincadeiras na Paulista. A ideia surgiu em agosto do ano passado, quando o grupo percebeu que a Paulista poderia ser um espaço para crianças se divertirem.

"Tem essa história de criança precisa ficar no apartamento, mas não é por aí. As crianças também querem estar na rua", diz Heitor Botan, membro do coletivo.

O grupo se reúne no quarteirão do Parque Mário Covas e traz o material necessário para organizar as brincadeiras, que vão de amarelinha a queimada, de pular corda a disputar uma corrida de saco ou jogar uma partida de futebol. Tudo de uma forma livre, sem programação definida.

Outra opção para o domingo é uma oficina de crochê feita pelo coletivo Meiofio, que ensina crianças e pais a desenvolver essa arte do tempo de nossos avós.

Para participar, não é preciso ter experiência com agulhas e linhas –o material também é fornecido pelos organizadores caso os participantes não o possuam.

"As crianças costumam gostar muito. Fazem cinto, tiaras, cordas... Como os fios são coloridos, isso chama muito a atenção", diz Raquel Carrara, do coletivo.

*

PARA CONFERIR
Brincadeiras de rua do coletivo Não só o Gato
QUANDO 6/3, das 13h às 17h
ONDE quarteirão do Parque Mario Covas - avenida Paulista, 1853

Crochê com o coletivo Meiofio
QUANDO 6/3, das 10h às 16h
ONDE quarteirão do Parque Mario Covas - avenida Paulista, 1853


Endereço da página:

Links no texto: