Folha de S. Paulo


Snoopy e Charlie Brown ganham primeira aventura em 3D nos cinemas

Estranho, errado, confuso, desastrado. Quem nunca se sentiu assim ou não conhece alguém parecido? Charlie Brown é um garoto desses –tudo o que ele faz acaba em bagunça e só complica o seu jeito tímido.

Ele, o beagle que o acompanha e mais um punhado de amigos da mesma idade nasceram há muitos anos, em tirinhas. Agora chegam ao cinema em 3D em "Snoopy & Charlie Brown: Peanuts - O Filme", que estreia no próximo dia 14.

Os personagens apareceram pela primeira vez em outubro de 1950, criados pelo desenhista americano Charles Schulz. Se fossem gente como a gente, hoje eles teriam mais de 65 anos.
Mas a arte é um tipo de mágica. Quem um dia foi pintado, desenhado, esculpido, fotografado ou filmado fica com a imagem gravada toda a vida.

O filme foi feito em computação gráfica e é projetado em 3D, técnica que dá a sensação de que as figuras e os cenários têm volumes, ocupam espaço, como tudo no mundo.
Essa impressão de realidade ajudou crianças a adorarem essas histórias, pois são iguais a muitas que vivemos no dia a dia.

O filme começa com a chegada do inverno, quando a meninada vai brincar na neve –e Charlie Brown tenta fazer o que menos sabe: empinar pipa.

Depois das primeiras trapalhadas, o garoto fica ainda mais confuso quando se apaixona pela nova colega, uma menina de cabelos ruivos que se muda para a casa da frente.

Outro personagem importante é Snoopy, que comprova que o cachorro é o melhor amigo do homem, fazendo de tudo, ao lado do passarinho Woodstock, para ajudar Charlie.

A fidelidade canina é tanta que Snoopy também se apaixona pela cadelinha Fifi. Juntos eles vivem uma aventura aérea que ele registra numa máquina de escrever, uma espécie de bisavó dos laptops.

E não é só. Outros personagens engraçados da turma original de "Peanuts" também estão no filme. Tem o amigão Linus, a dupla Marcie e Patty Pimentinha, o apaixonado por música clássica Schroeder, a sabe-tudo Frieda, a dona da verdade Lucy, além de Sally, a irmãzinha de Charlie.

Depois que a gente conhece cada um, fica difícil achar que só nós somos estranhos.

*

EVOLUÇÃO DA ESPÉCIE
Como Snoopy mudou ao longo das décadas

Divulgação
Snoopy anos 1950

1950

> Snoopy aparece em tirinhas dos jornais dos EUA em 4 de outubro. Ele surge andando em quatro patas, com a mancha nas costas e orelha redonda e preta. Em 1952, aparece pensando pela primeira vez.

-

1957
> O personagem começa a caminhar sobre duas patas. Na tirinha, Charlie Brown quer ensiná-lo, mas Snoopy sai andando sozinho.

-

1958
> Pela primeira vez, Snoopy dorme em cima da sua casinha.

-

1963
> É confirmado que Snoopy é um beagle. É a irmãzinha de Charlie Brown, Sally, que revela a raça do cãozinho.

-

Divulgação

1970
> A cabeça e as orelhas do Snoopy ficam mais arredondadas. É quando o personagem começa a ter as feições que conhecemos atualmente.

-

Divulgação
Snoopy anos 1980

1980
> O corpo de Snoopy fica mais arredondado –ganha até uma barriguinha. Ele pouco mudou depois disso.


Endereço da página:

Links no texto: