Folha de S. Paulo


Menina de 7 anos faz desenho sobre corrupção e ganha concurso

Um casal jovem furando a fila do banco na frente de duas senhoras. Um motorista parando na vaga de deficiente e subornando o guarda que iria multá-lo. Um menino entrando em um filme cuja classificação indicativa era acima de sua idade. Como? Com um RG falso. Por último, um "gato" na TV a cabo –maneira de burlar a assinatura da televisão.

Foi em um desenho mostrando essas quatro situações que a menina Isabelly Gomes, 7, ganhou, no início de dezembro, o prêmio de melhor desenho no 7° Concurso de Desenho e Redação Controladoria Geral da União (CGU), que neste ano teve como tema "Pequenas Corrupções: Diga Não". A estudante foi premiada com um notebook, além de certificados.

A menina, moradora de Embu das Artes, região metropolitana de São Paulo, está sempre com um lápis e um papel na mão. "A professora falou para colocar a ideia no papel", diz a jovem, que considera as quatro atitudes uma "total falta de educação".

A professora em questão é Janieiri Bezerra da Silva, que ensina Artes na Escola Estadual João Martins. As duas foram para Brasília receber as condecorações das mãos de Mauricio de Sousa, o pai da Turma da Mônica.

Ela conta que levou três semanas trabalhando com seus alunos o conteúdo. Primeiro, mostrou às crianças situações do dia a dia que são consideradas pequenas corrupções. Depois, trabalhou com elas a parte prática do desenho, dando conselhos, como o de melhorar o contorno.

"O traço da Isabelly é forte e bom. E a ideia de fazer quatro desenhos em um só partiu dela. Achei bastante original", afirma.

A mãe de Isabelly, Valdirene Gomes, conta, orgulhosa, que a filha já ganhou um concurso municipal no antigo colégio em que estudava e que a menina sempre manda desenhos para o programa "Jardim da Cultura", programa da TV Cultura. "Infelizmente, nunca vimos se já foi exibido ou não".


Endereço da página:

Links no texto: