Folha de S. Paulo


Irmãs gêmeas criam canal no YouTube para dar dicas de leitura para crianças

Canal Dicas da Bia e da Juju

As gêmeas Beatriz e Juliana do Canto e Mello, 7, adoram ler. E resolveram compartilhar essa mania com outras crianças com a ajuda do YouTube.

Há seis meses, criaram o canal Dicas da Bia e da Juju. No canal, que surfa na onda dos "booktubers" (pessoas que falam sobre livros no serviço de vídeos do Google), elas leem trechos de obras, contam o resumo das histórias, destacam ilustrações e sempre deixam um suspense no ar: "Agora vocês precisam ler para descobrir o que acontece."

Antes de fazer a gravação, as irmãs ensaiam e anotam num papelzinho os principais assuntos, para não esquecer nada. Quando estão prontas, sua mãe se coloca atrás da câmera e as meninas se soltam. Ficam tão à vontade que às vezes nem se lembram de olhar o papel com a "cola".

Os livros que escolhem são retirados da biblioteca que têm em casa. Ali fazem sucesso Ruth Rocha, Mauricio de Sousa, Ana Maria Machado e Ziraldo. "A gente gosta muito de ler e queria que os outros também lessem mais", conta Bia.

Carol Trotta/Divulgação
Youtubers do canal
Youtubers do canal "Dicas da Bia e da Juju"

*

Confira dicas de leitura de Bia e Juju:

"Armandinho, o Juiz" e "O Piquenique do Catapimba", de Ruth Rocha - "Ela é uma de nossas escritoras preferidas", dizem as garotas;

"Winnie", de Valerie Thomas e Korky Paul - "Winnie é uma bruxinha meio atrapalhada e bem engraçada", contam;

"Maluquinho assombrado" e "Rolim", de Ziraldo - "São muito legais e divertidos";

"Adivinha o quanto eu te amo", de Sam McBratney;


Endereço da página: