Folha de S. Paulo


Palhaços Patati Patatá estreiam série em canal pago

Depois de lançarem CD, DVD, fronha de travesseiro e tema de festa infantil, os palhaços Patati e Patatá estreiam nesta segunda (5) a série de TV "Parque Patati Patatá".

O programa foi ao ar pela primeira vez nesta manhã, no canal pago Discovery Kids, e terá oito crianças que visitam, de segunda a sexta, o parque dos palhaços para brincar, dançar e cantar.

"Na verdade são dez crianças, só que duas estão vestidas de palhaço", brinca o empresário Rinaldi Faria, criador da série e da marca Patati Patatá. Apesar de terem características próprias –um é estudioso e outro é esportista, por exemplo–, os pequenos têm um papel coadjuvante na série.

Mas não é a primeira vez que os palhaços aparecem nas telinhas. De 2011 a 2013, eles também assumiram o comando da atração "Carrossel Animado", do SBT, em que apresentavam desenhos animados, contavam piadas e faziam charadas e adivinhações, com prêmios da marca Patati Patatá.

"Na TV aberta o programa era mais brincadeira, agora tem um enredo, um vilão que sempre tenta atrapalhar a diversão das crianças", explica Rinaldi, referindo-se ao personagem Azedo Azedume, um pessimista que usa disfarces para executar seus planos.

A intenção é fazer com que as crianças "descubram como a vida é bela" e ajudá-las a "explorar o mundo à sua volta". Entre os personagens estão uma avestruz chef de cozinha que faz lanches saudáveis em seu food truck e uma borboleta que vive dentro do seu casulo, porque ainda não teve coragem de voar.

Para o diretor Adriano Schmid, do Discovery Kids, a série é destinada a crianças de aproximadamente quatro a oito anos. "É uma mistura de elementos. Vai mostrar também às crianças que estão entrando na escola como se comportar."

Rinaldi rebate a críticas de que os palhaços –que usam roupas coloridas, têm gestos exagerados e cantam músicas sobre "fazer o bem"– subestimam a inteligência das crianças e estimulam o consumo: "Tratamos as crianças como crianças."

Criada nos anos 1980, a dupla é atualmente uma das líderes no licenciamento de produtos infantis. Segundo Rinaldi, são mais de 60 empresas licenciadas e 1.300 produtos da marca.

O empresário não revela quantos atores interpretam atualmente Patati e Patatá, que só podem responder a entrevistas como palhaços, e nunca como atores. "É como o Mickey, só tem um Patati e um Patatá", justifica.

A série tem 26 episódios de 30 minutos e também será exibida em outros países da América Latina a partir de 2016.

PARA CONFERIR

Série 'Parque Patati Patatá'
QUANDO de segunda a sexta, às 10h30 e às 19h
ONDE Canal Discovery Kids

Colaborou JÚLIA BARBON

Clipe do Patati Patatá


Endereço da página:

Links no texto: