Folha de S. Paulo


Diretor de 'A Viagem de Chihiro' criará um parque feito para crianças

O premiado diretor japonês Hayao Miyazaki, que já venceu o Oscar por "A Viagem de Chihiro" (2001), pretende criar um parque voltado para crianças em uma pequena ilha do sul do Japão e paisagens parecidas às do filme "O Castelo Animado".

Segundo o jornal japonês "Kyodo News", o parque tem previsão para ser inaugurado em 2018, em Kumejima, a cerca de 100 km de Okinawa. A instalação deverá conter 10 mil m² e estimular que crianças tenham maior contato com a natureza e estimulem seus cinco sentidos.

No novo local, o diretor pretende ainda atrair pessoas que foram atingidas pelo terremoto de 2011 e o consequente acidente na usina nuclear de Fukushima.

O custo total do projeto está previsto para cerca de R$ 10 milhões, que serão arcados pelo cineasta. Depois, o parque será doado para cidade, de acordo com o jornal. As obras devem começar em 2016.

Hayao Miyazaki é um dos grandes criadores do cinema japonês. No entanto, anunciou, em setembro de 2013, que não voltaria a fazer filmes de animação em longa-metragem para o cinema, mas que não deixaria de trabalhar.

"Para mim, a realização de longas acabou", declarou na ocasião, mas explicando que iria a seu estúdio todos os dias.

Entre seus novos projetos, além do parque, ele anunciou em julho que faria um curta-metragem sobre a história de uma lagarta, que deve demorar três anos para ficar pronto. Essa será a primeira experiência do diretor com animações digitais, uma vez que todos os seus trabalhos anteriores foram feitos à mão.


Endereço da página:

Links no texto: