Folha de S. Paulo


Crianças são obrigadas a fugir de seus países; entenda a crise dos refugiados

Todo o mundo está falando nessas últimas semanas sobre crianças e adultos refugiados. Você ouviu falar sobre isso?

Diversas famílias estão tentando ir de barco até a Europa. Elas viajam escondidas, porque não têm permissão de entrar no continente. Só que essa é uma viagem perigosa!

Por isso, pessoas acabam se afogando no caminho, incluindo crianças. Um caso que ficou famoso neste mês é o do sírio Aylan Kurdi, de três anos, mas outras milhares de crianças estão sofrendo e até morrendo.

Desculpa contar isso assim, mas a situação ali está difícil. Essas histórias deixam muita gente triste, pois todo o mundo está pensando "E se fosse eu? E se fosse meu filho? E se fosse meu colega da escola?".

As pessoas também estão se fazendo outra pergunta importante: por que os pais dessas crianças decidiram fazer essas viagens? Por que eles acham mais seguro cruzar o mar do que continuar morando na casa deles?

É que muitas dessas crianças nasceram na Síria, país bem longe do Brasil. Lá há uma guerra, e partes do país não têm água, comida ou eletricidade.

Não é só na Síria. Há vários outros países tão pobres ou tão perigosos que as famílias decidem fugir. Tentam ir até a Europa, ou até mesmo ao Brasil, para recomeçar a vida com segurança. Mas algumas nem sobrevivem à viagem.

É o que chamam de "crise de refugiados". São "refugiados" porque procuram "refúgio", ou seja, um abrigo. Mas, muitas vezes, os países para onde querem se mudar não permitem a sua entrada, e há brigas violentas quando eles chegam. Fogem de uma guerra, mas percorrem um caminho longe de ser fácil.

Crise migratória
Crise Migratória - Conheça as principais rotas usadas pelos estrangeiros na Europa

-

CRIANÇAS SÍRIAS

Boa parte dos refugiados ao redor do mundo são hoje sírios. Há 2 milhões de crianças sírias refugiadas em países como Turquia, Líbano e Egito. Ao todo, 5 milhões de crianças sírias precisam de ajuda, incluindo comida, remédio e cobertor para o inverno.

É difícil até para um adulto entender o que está acontecendo na Síria. Esse país -praticamente um deserto- é governado há muito tempo por um ditador chamado Bashar al-Assad. Em 2011, as pessoas pediram para ele ir embora, só que ele não aceitou.

Por causa dessa briga, começou uma guerra e mais de 200 mil pessoas morreram. Para piorar, apareceu um grupo chamado Estado Islâmico, que quer forçar todo o mundo a acreditar no que eles acreditam. São muito violentos, e quem não concorda com eles precisa fugir.

Os sírios precisam de ajuda. As crianças não conseguem nem estudar. Esses jovens dependem de doações. Mesmo em São Paulo você pode ajudar, porque alguns sírios vieram morar aqui.

Se quiser fazer alguma coisa sobre isso, converse com seus pais e professores. Aproveite e mostre esta reportagem para eles. A Folha publicou também uma lista de lugares que ajudam sírios. É só entrar aqui.


Endereço da página:

Links no texto: