Folha de S. Paulo


Crianças criam projetos 'para mudar o mundo' e disputam prêmio

O que você está fazendo para melhorar o mundo? Difícil responder a essa pergunta, certo? Quatro crianças e adolescentes, do Ceará a São Paulo, criaram projetos para mudar o que acham que não está certo nas regiões onde vivem.

Julia Ferreira, 15, nasceu na favela da Rocinha, no Rio, e decidiu fundar uma empresa que desenvolve jogos de celular para valorizar a cultura do morro. O "Passinho Dance", primeiro game que lançou, com dois amigos, mostra a "batalha do passinho", dança popular nas comunidades cariocas.

"Todos os jogos mostram a favela com tiroteio, e não mostram a parte positiva, que são os eventos, as danças", explica a menina no vídeo de apresentação do projeto (veja abaixo).

Julia está competindo com mais três jovens pelo prêmio "Melhoradores: Vamos Juntos Melhorar o Mundo" –uma das categorias do Meus Prêmios Nick, concurso promovido todo ano pelo canal pago Nickelodeon. A competição também tem indicações como "melhor cantora" e "música do ano", com Anitta, NX Zero, Luan Santana e outros concorrentes.

Entre os participantes do "Melhoradores", está ainda a cearense Yasmin Pereira, 10, que tem um programa de rádio só seu na ONG em que estuda. Barbara Amorim, 15, também desenvolveu um projeto para produzir blocos de concreto utilizando a própria embalagem do material. "É o maior poluidor na nossa cidade e na região", explica ela.

Os vencedores serão decididos por júri popular. É possível votar em um dos quatro jovens até 27 de setembro, pelo site ou no Twitter, usando a hashtag indicada para cada candidato. O ganhador será revelado no dia da premiação, 18 de outubro, apresentada pelo comediante Fábio Porchat.

Conheça abaixo todos os indicados por projetos sociais, que foram localizados e convidados pela organização do evento.

*

Julia Ferreira, 15 anos
Moradora da favela da Rocinha (RJ) desde que nasceu, Julia não gostava da imagem que a população tinha da favela. Pensando nisso, criou com mais dois amigos uma empresa de desenvolvimento de jogos para celulares que mostrassem a cultura das comunidades. A "Favela Game" já lançou o jogo "Passinho Dance", que traz uma "batalha do passinho".

Entenda o projeto de Julia

-

Yasmin Pereira, 10 anos
Participante da Fundação Casa Grande, uma ONG na região do Cariri (CE), Yasmin tem um programa de rádio só seu, com o lema "A rádio que educa". Ela é também gerente do Museu de Arqueologia da organização.

-

Barbara Amorim, 15 anos
De Mossoró (RN), Barbara criou junto a duas amigas um projeto para reutilizar as embalagens do cimento. Com o papel, é possível produzir blocos de cimento e construir calçadas. A ideia era para a feira de ciências da escola, mas acabou sendo premiada e aprovada por normas de construção.

Entenda o projeto de Barbara

-

Ingrid Soto, 15 anos
Para ajudar as crianças que vivem em regiões de guerra, a menina, de Valinhos (SP), compôs uma música pela paz mundial, "Paz e União". Ingrid também enviou uma mensagem à Organização das Nações Unidas (ONU) pedindo uma cadeira na cúpula para poder ajudar os adultos. Ela organiza anualmente uma campanha de brinquedos e livros para crianças refugiadas.

Ouça a música de Ingrid


Endereço da página:

Links no texto: