Folha de S. Paulo


Banda Pequeno Cidadão fará show para inaugurar ciclovia da av. Paulista

Com uma música recém-lançada que diz "São Paulo está mais contente, pedala olhando para frente", a banda infantil Pequeno Cidadão se apresenta neste domingo (23) na inauguração de uma nova ciclovia na capital.

O show vai acontecer na av. Bernardino de Campos, no trecho que ligará a Paulista à rua Vergueiro, no Paraíso (zona sul), e que estará fechada para os carros.

"Sempre usamos muito a bicicleta como meio de transporte", diz Taciana Barros, cantora da banda que mescla rock e ritmos infantis. "Fizemos a canção 'Bici Bike Magrela' porque começamos a ouvir muitas reclamações sobre a ciclovia e sentimos a responsabilidade de nos posicionar a favor."

Ouça Bici Bike Magrela

Formado por três músicos –Taciana, Antonio Pinto e Edgard Scandurra (da banda Ira!) –e seus filhos e sobrinhos–, o grupo ganhou recentemente uma nova integrante que não faz parte das famílias originais.

A primeira música que Helena Monteiro, 9, gravou foi justamente a das magrelas, em 2014. "Gostei bastante porque ela incentiva as pessoas a andar mais de bicicleta", diz a menina.

Taciana conta que a garota é um dos membros mais ativos. "Ela fica mandando mensagem para saber quando vai ter show e sugere músicas. Uma vez nenhum dos nossos filhos pôde viajar e ela foi sozinha, comigo e com o Edgard."

Helena foi escolhida para participar do Pequeno Cidadão após um concurso de karaokê que a banda organizou. Hoje, participa até de entrevistas para a televisão. "No primeiro show eu fiquei muito envergonhada, mas depois passou."

Veja o vídeo de Helena

QUALQUER UM PODE ENTRAR

Há cerca de um ano, o grupo vem fazendo eventos e promoções –como o que aproximou Helena da banda– para recrutar novas crianças para shows ou participações especiais.

A dica, segundo Taciana, é ficar de olho na página do Facebook. Em média uma vez por mês, a banda divulga novos concursos por lá e explica como mandar vídeos.

Foi a partir de uma dessas promoções que o Pequeno Cidadão encontrou outra cantora mirim que colabora com o grupo e também não faz parte das famílias que originaram a banda.

Beatriz Casarine, 7, enviou um vídeo cantando sua música preferida, "Pirou na Batatinha" (assista abaixo), e foi chamada para participar de alguns shows.

"Sempre que me convidam a resposta é sim. Só não vou se estiver doente", diz a garota. A banda não tem sempre a mesma composição, as crianças participam quando querem e podem, e não ganham pelas apresentações.

No próximo dia 30, as meninas Beatriz e Helena vão estar em um show do Pequeno Cidadão com participação do titã Paulo Miklos, no Sesc Pinheiros. As vendas começam nesta quarta-feira (19), às 17h30.

Colaborou JÚLIA BARBON

Assista

PARA CONFERIR

Show em inauguração de ciclovia
ONDE av. Bernardino de Campos, Paraíso
QUANDO 23 de agosto (dom), às 11h
QUANTO grátis

Show no Sesc Pinheiros
ONDE Teatro Paulo Autran - r. Paes Leme, 195, Pinheiros
QUANDO 30 de agosto (dom), às 18h
QUANTO até R$ 30 (ingressos disponíveis no site )


Endereço da página:

Links no texto: