Folha de S. Paulo


Zoológicos não deveriam existir, diz colunista de 8 anos

Ao perceber que o condomínio onde mora colocava veneno nas plantas do parquinho, o carioca Gabriel Amaral Carneiro, 8, decidiu montar um cativeiro de lagartas em casa. Mas a intenção não era prendê-las.

A ideia era esperar que elas virassem borboletas ou mariposas em segurança e, depois, soltá-las na natureza. "Não acho os zoológicos uma boa ideia, por exemplo. Os animais não se sentem bem fechados."

Gabriel estreia como novo colunista da "Folhinha" neste sábado (15), com textos sobre desperdício e cuidado com os animais. Em um deles, cria uma alternativa que chama de "zoológico ecológico", só com animais robôs.

Por que ele quis escrever para a Folha? "Minha mãe me mostrou o jornal e eu fiquei interessado em mostrar minhas pesquisas. Queria achar um jeito de espalhar isso e melhorar o mundo."

Além de buscar informações na internet e em livros, Gabriel também gosta de fazer pesquisas de campo: "Estou juntando dinheiro em uma caderneta de poupança para fazer um aquário", conta o menino, que quer ser biólogo.

"Normalmente as pessoas montam aquários para ganhar dinheiro, mas eu não. Vou estudar os peixes estranhos."

CONSELHOS

O autor da coluna "Ideias..." é sempre uma criança e muda a cada mês. Normalmente, fala sobre acontecimentos do cotidiano, como a vida escolar, brincadeiras, games e outros temas.

Gabriel acha que qualquer criança pode escrever bons textos, ela tem que "simplesmente" pensar em como melhorar o mundo, para "ficarmos um do lado do outro".

Para ele, ainda estamos longe de atingir um equilíbrio, por isso as pessoas não deveriam nem matar insetos. "Eles são meio nojentos, mas são importantes para a natureza. Eu ouvi falar na televisão que é como o boliche. E os pinos de trás somos nós."

Se você também quiser ser um colunista do caderno, é só mandar um texto de mil caracteres para folhinha@uol.com.br, com nome, idade e "Ideias..." na linha de assunto.

Veja os textos dos colunistas anteriores.

Colaborou JÚLIA BARBON


Endereço da página:

Links no texto: