Folha de S. Paulo


'Os amigos da minha filha também gostam da lancheira dela', diz Bela Gil

A lancheira que a apresentadora de TV Bela Gil mandou para a sua filha, Flor, gerou polêmica na internet. Saiba o que ela disse à Folha sobre o lanche de batata-doce e outras coisas saudáveis.

Folha - Sempre posta fotos da marmita da sua filha?
Bela Gil - Não, essa foi a primeira vez. Eu estava organizando as coisas para levá-la ao colégio e achei a marmita fofa. Aí postei!

Você esperava tamanha repercussão?
Em momento algum! Postei e levei ela ao colégio. Só quando voltei para casa e abri meu Instagram vi a quantidade de gente comentando. Com a repercussão da foto, reparei que as pessoas levam a vida na superfície, elas não querem se aprofundar em nenhum assunto que não diz respeito à satisfação pessoal. Devemos pensar no impacto da comida além do prato.

O que mais te irritou no caso? E o que foi mais legal?
Não é que tenha me irritado, mas fiquei preocupada com o desinteresse de algumas pessoas em melhorar, através da alimentação, a qualidade de vida deles e, principalmente, dos filhos. A minha filha come batata-doce porque gosta, porque eu sei que faz bem à saúde física e mental dela. Além de tudo, não polui o planeta como um pacotinho de biscoito e a conecta com a natureza e com o seu país. O mais legal da repercussão foi ver que a marmita da Flor influenciou muitas mães e incentivou muitas crianças a comerem melhor na escola.

O que a Flor disse de tudo isso?
Ela nem ficou sabendo.

Os coleguinhas dela comentaram alguma coisa? Eles também têm uma marmita saudável? 
Até agora não. Igual à marmita da minha filha ninguém tem. Infelizmente é uma realidade muito distante dessa avalanche de industrializados que vemos hoje nas lanchonetes de escola e lancheiras. Mas sempre que a Flor leva a merenda a maioria adora. Quando eu faço beiju (tapioca), por exemplo, tenho que fazer o triplo de quantidade pois todos eles comem! (risos)

Todos os dias a lancheira tem granola, batata-doce, banana da terra e água? Se não, como são nos outros dias? Como você escolhe?
Quase todos os dias têm batata-doce ou banana da terra porque ela ama. De bebida, sempre coloco água ou chá. Suco natural ela toma fresquinho, em casa. Suco de caixinha, nem pensar E, para variar, às vezes coloco pão integral com molho pesto, pão com mel e tahine, pão com ghee (manteiga clarificada), pão de mandioquinha, abóbora cozida, frutas frescas, barrinha de cereal caseira, ovo cozido, cookies feitos em casa, chocolate 70%, beiju ou tapioca com queijo de leite cru.

Você diz que manda uma marmita assim, principalmente, porque ela gosta. Ela sempre gostou? Como você ensinou ela a gostar?
Ela sempre gostou porque sempre foi o que ela comeu. Desde muito pequena é esse tipo de lanche que levava para a rua quando passávamos o dia inteiro fora de casa. Ela se acostumou com comida de verdade e não besteiras. Bolo, batata frita, pizza, essas coisas, ela come em ocasiões especiais como festas de aniversário, datas comemorativas, etc.

Que conselho você daria para as crianças que estão lendo essa matéria?
Visitem uma horta. Conhecer de onde vem o alimento, ter um contato direto com ele e manipular a comida, desperta muito interesse nas crianças para provarem novos alimentos e sabores.


Endereço da página:

Links no texto: