Folha de S. Paulo


Menino de 7 anos manda 400 cartas para todos os continentes do planeta

O que as pessoas comem no Brasil? Como são os museus do Irã? E a vida no Egito?

Cheio de dúvidas como essas, o garoto inglês Toby Little resolveu matar sua curiosidade de uma maneira diferente para um menino de sete anos. Em vez de usar a internet, ele começou a mandar cartas para todos os lugares sobre os quais queria saber um pouco mais.

Da Antártica, um pesquisador contou que às vezes o dia dura 24 horas na região. Ele também recebeu notícias da Micronésia e um artesanato em forma de tartaruga feito por lá, por exemplo.

"Minhas cartas favoritas são aquelas que são respondidas, porque eu aprendo muito sobre as diferentes comidas e sobre os animais que vivem em cada lugar", contou o menino à "Folhinha" por e-mail.

Após dois anos, Toby já mandou quase 400 mensagens para todos os continentes. A escolha do destinatário conta com a ajuda da mãe e de dicas que recebe em seu blog e na página do Facebook.

Para o Brasil, o garoto mandou mais de uma carta com perguntas sobre o surfe no país. Como resposta, recebeu um cartão postal de Filipe, que vive em São Paulo. A mensagem não ajudou muito a tirar as dúvidas sobre o esporte, já que a cidade não tem praia, mas Toby disse ter gostado mesmo assim.

"Os lugares que mais tenho vontade de conhecer são as ilhas Galápagos, o Nepal e o Egito", contou o menino.

Além das cartas, ele tem outro projeto. Ao conhecer mais sobre os problemas de cada país, Toby decidiu fazer um financiamento coletivo para ajudar lugares que passaram por desastres naturais.

O garoto quer usar o dinheiro para comprar caixas que trazem diferentes objetos –como ferramentas, produtos para eliminar bactérias da água e até brinquedos para crianças– e enviar o material para esses locais.

A tentativa parece estar dando certo. Ele já conseguiu mais de £ 2.500 (quase R$ 12.000) para bancar a ideia.

SELOS

Você sabe como enviar uma carta, assim como Toby fez? É preciso escrever a mensagem, colocá-la em um envelope e comprar selos –uma figurinha que atesta que a pessoa pagou pelo serviço postal.

A "Folhinha" publicará neste sábado (16) uma matéria com crianças que colecionam selos e contará curiosidades sobre essas estampas.


Endereço da página:

Links no texto: