Folha de S. Paulo


Nova colunista da 'Folhinha' já leu 15 livros neste ano e quer ser escritora

A rotina de leituras de Marina Ballarim Targa Cavalari, 10, é de dar inveja a qualquer adulto. Nos últimos quatro meses, a menina já devorou 15 livros. Detalhe: foram obras de 100 a 400 páginas.

A garota, que estreia neste sábado (25) como nova colunista da "Folhinha", quer ser escritora ou bióloga quando crescer e criou até um perfil no Instagram para recomendar o que lê. O "leitoresdoinsta" tem 320 seguidores.

Reprodução/Facebook/Marina Cavalari
Marina Cavalari, 10, será a nova colunista da 'Folhinha
Marina Cavalari, 10, é a nova colunista da 'Folhinha'

"Nunca publiquei nenhum livro, mas já escrevi vários. Agora estou escrevendo três histórias ao mesmo tempo. E faço diários quando viajo também."

Nas horas vagas, além de tocar violão, ela tenta convencer os colegas de que ler pode ser interessante. "A maioria dos meus amigos não gosta. Falo que é legal, mostro alguns livros meus. Alguns já mudaram de ideia, outros não", conta.

Leia a coluna de Marina.

COMO PARTICIPAR

Se você quer ser um colunista da "Folhinha" como ela, é só mandar um texto de mil caracteres para folhinha@uol.com.br, com nome, idade e "Ideias..." na linha de assunto.

O autor muda a cada mês e deve ter até 12 anos. O conteúdo é livre, você pode falar sobre o seu dia a dia na escola, brincadeiras, games e outros temas.

Marina, por exemplo, vai escrever sobre as coisas simples da vida: a Lua, as nuvens e até os lápis de cor. Em sua primeira coluna, ela compara a casa da avó com uma máquina do tempo.

Às crianças que também querem participar, ela recomenda que façam igual a ela: "Escreva vários textos e depois escolha o que está melhor".

Veja os textos dos colunistas anteriores.


Endereço da página:

Links no texto: