Folha de S. Paulo


Contos clássicos como 'Chapeuzinho' ganham adaptações exóticas no teatro

Já viu um açougue que vende carne de banana ou de bicicleta? Esquisito, né? Pois esse é o cenário da clássica história dos "Três Porquinhos" na versão da premiada Cia Le Plat du Jour.

A companhia estreia neste sábado (4) uma série de apresentações no Teatro Alfa, em São Paulo, que vai até 21 de junho, sempre aos finais de semana.

O festival começa com "Chapeuzinho Vermelho" e terá, em seguida, o conto dos porquinhos e de "João e Maria".

"A criança tem de viver o que lê em casa", disse Carla Candiotto, uma das diretoras do grupo, em entrevista à "Folhinha" no ano passado. "Se a gente faz uma releitura de um conto de fada, as crianças que conhecem a história pensam sobre o que já imaginaram e comparam com o que outra pessoa imagina."

Veja abaixo as adaptações das três histórias que entram em cartaz neste sábado.

*

Chapeuzinho Vermelho
Duas palhaças encontram um armário cheio de chapéus e usam os acessórios para dar vida aos personagens de "Chapeuzinho Vermelho", como o lobo mau, o caçador e a vovozinha. A montagem usa as linguagens do palhaço, da música e da dança.

Os Três Porquinhos
O espetáculo é contado através do olhar de dois açougueiros, Pipo e Pepe, que vendem carne de tudo –óculos, bicicleta, martelo, banana–, menos carne de verdade. Até que um dia eles se deparam com um grande desafio: conseguir carne de porco para atender ao pedido de um cliente.

João e Maria
Na adaptação, quem introduz a história dos irmãos são duas aves, Bicudinha e Bicudona, que encontram-se em apuros por causa do desmatamento da floresta. O conto é narrado num palco giratório e os nomes também não são os mesmos: João Maria e Maria João. Eles estão perdidos no bosque e são perseguidos por uma bruxa.

PARA CONFERIR

Festival Le Plat du Jour
ONDE Teatro Alfa - r. Bento Branco de Andrade Filho, 722; tel. (11) 5693-4000
QUANDO de 4 a 26 de abril ("Chapeuzinho Vermelho"); de 2 a 24 de maio ("Os Três Porquinhos"); de 30 de maio a 21 de junho ("João e Maria"); aos sábados e domingos, às 17h30
QUANTO até R$ 30


Endereço da página:

Links no texto: