Folha de S. Paulo


Você sabe qual programa, de 1990, originou o 'Castelo Rá-Tim-Bum'?

Em fevereiro de 1990 estreava o "Rá-Tim-Bum", programa de quadros educativos que deu origem ao "Castelo Rá-Tim-Bum" e à "Ilha Rá-Tim-Bum", outros sucessos da TV Cultura.

O diretor foi Fernando Meirelles, que depois se tornaria conhecido no mundo todo pelo filme "Cidade de Deus" (2002). Ele teve a parceria do dramaturgo Flávio de Souza e de outros 450 profissionais, entre eles os atores Marcelo Tas e Iara Jamra.

Confira aqui a íntegra da entrevista com Fernando Meirelles e Marcelo Tas

"Rá-Tim-Bum" foi feito numa época em que os computadores eram muito lentos e ainda sem internet. Meirelles contou à "Folhinha" que trabalhou "feito um maluco" por um ano. "Havia diariamente duas ou três equipes gravando, muitos quadros sendo montados ao mesmo tempo e uma pilha de roteiros", lembra o cineasta.

Apesar de a imagem da televisão atual ser muito melhor, Meirelles não acha que o "Rá-Tim-Bum" esteja velho. "Tecnicamente o programa está gagá, mas o conteúdo acho que não." A atração tem reprises exibidas até hoje na Cultura e na TV Rá-Tim-Bum, cujo nome deriva do programa.

Eternizado na série como o Professor Tibúrcio, Marcelo Tas acredita que o programa surgiu quando era necessário renovar a televisão para crianças no Brasil. "Os programas infantis estavam muito parecidos, quase todos imitavam a Xuxa".

Tas diz que o "Rá-Tim-Bum" era tão moderno que lembra a internet de hoje. "A sequência dos quadros ia se abrindo na tela da TV da mesma forma que hoje a gente navega na rede."

*

FAMÍLIA RÁ-TIM-BUM

RÁ-TIM-BUM (1990)
Foram produzidos 190 programas, durante um ano. Entre os quadros, há um professor maluco que ensina o significado das coisas, um detetive que desvenda mistérios e um telejornal apresentado por bonecos.

Castelo Rá-Tim-Bum (1994)
Dirigido por Cao Hamburger, é a extensão do "Rá-Tim-Bum", mas trabalha com uma história fixa, além de quadros educativos. O protagonista é Nino, "criança" de 300 anos. Teve 90 episódios e virou filme em 1999.

ILHA RÁ-TIM-BUM (2002)
Com 54 episódios, conta a história de uma turma que se perde na ilha e tem que aprender a se virar com o que acha na natureza. Tudo observado por Nefasto, micróbio evoluído que quer o fim da humanidade.

TV RÁ-TIM-BUM (2004)
O "Rá-Tim-Bum" inspirou a criação do canal a cabo de mesmo nome, o primeiro a exibir conteúdo para crianças 100% feito no Brasil. Tem novas atrações e reprisa os maiores sucessos da TV Cultura.


Endereço da página:

Links no texto: