Folha de S. Paulo


Após polêmica, mãe de 'Musinha Fitness' veta top e acesso à internet

Nas últimas semanas a história de Anna Clara Mansur, 9, chamou a atenção de diversos veículos de imprensa e gerou muitos comentários nas redes sociais, o que levou a sua mãe, Mileny, a "confiscar" o celular da criança e a restringir seu acesso à internet.

Isso porque Anna, que vive com a família em Goiânia (GO), tinha uma página na rede social Instagram onde postava suas fotos praticando exercícios numa academia de ginástica. As séries foram adaptadas por seu pai, que é personal trainer há 13 anos, para que não prejudicassem fisicamente a menina.

O sonho da garota até então era bem simples: ter mil pessoas seguindo sua página. E faltava pouco, já que contava com 998 seguidores.

Em uma manhã, como era costume na família, a mãe pegou o celular da menina para checar suas atividades na internet.

"Quando eu vi a quantidade de pessoas que estavam seguindo a minha filha eu me assustei. Em poucas horas ela tinha 10 mil seguidores, depois de 48 horas, mais de 22 mil pessoas seguindo.", disse Mileny em entrevista à "Folhinha".

Segundo ela, uma matéria sobre Anna em um site havia impulsionado o número de acessos. A página recebeu dezenas de comentários ofensivos e críticas aos pais da criança.

"O jeito com que a história foi contada na matéria não foi certo. Publicaram umas fotos da minha filha com uma tarja preta no rosto, como se ela fosse um bandido", reclamou Mileny.

O motivo da exposição exagerada do caso foi que algumas pessoas criticaram o fato de uma criança estar malhando na academia. Segundo elas, era perigoso para o desenvolvimento de Anna. As roupas que a menina usava nas fotos foram consideradas por alguns como "sensuais" e "ousadas" demais para uma criança.

Depois que a história repercutiu em todo o país, o Instagram bloqueou a conta da menina alegando que os termos de uso haviam sido desrespeitados. De acordo com a assessoria do site, o bloqueio foi feito porque é necessário ter no mínimo 13 anos para poder administrar uma rede social.

"Eu não sabia da existência dessa regra", afirma Mileny.

A mãe diz que no inicio de toda a história a família ficou um pouco assustada pela exposição do assunto, mas que se manteve tranquila, pois sabia que Anna não estava fazendo nada de errado, então passou a apoiar a menina publicamente.

"Fiz uma nova página, que eu administro. Me senti no direito de defender a minha filha. Com tanta coisa ruim que a gente vê na internet, achei um absurdo terem bloqueado a página dela", defendeu a mãe de Anna.

Apesar de já monitorar há algum tempo o que a filha faz na internet, Mileny diz que agora, depois de toda a repercussão do caso, decidiu restringir a interação de Anna com a rede por precaução. A menina não tem mais um celular e só acessa a sua página "Musinha Fitness" sob supervisão da mãe.

As roupas que a menina usa nas fotos também têm a atenção redobrada da família.

"Antes, ela usava roupas parecidas com as das musas fitness da internet. Depois que aconteceu tudo isso, ela não anda mais de top, por exemplo. Como agora ela é a 'Musinha Fitness', a gente tem esse cuidado".

Em meio a tudo isso, Anna parece não ter sido afetada pelo caso. Ela diz que ficou feliz com a quantidade de pessoas que passaram a admirar o que ela faz e também que não se importa com a distância da internet que sua família impôs.

"A minha mãe está certa, porque eu ainda não tenho idade o suficiente para ver comentários maldosos. Eu não fiquei chateada".

Para Mileny, a filha fazer exercícios físicos e postar na internet é motivo de orgulho.

"Acho que minha filha é um exemplo para outras crianças. Nós vemos tanta criança obesa, que não faz nenhuma atividade física. Ela está levando uma mensagem de vida saudável para outras crianças", argumenta Mileny.


Endereço da página:

Links no texto: