Folha de S. Paulo


Pais devem ajudar os filhos nas lições de casa? Saiba os limites desse apoio

A volta às aulas não é hora apenas de rever os amigos, mas é também o momento de encarar um novo ano na escola, muitas vezes com mais lições de casa, trabalhos e provas.

Então surge a dúvida: o ideal é fazer essas tarefas sozinho ou vale pedir ajuda para os pais?

"Como sou bastante ansiosa, tento resolver logo as dúvidas com minha mãe", diz Maria Luiza dos Santos, 11.

"Já aconteceu de eu não entender um exercício de matemática e pedir ajuda pelo celular. Ela foi me explicando enquanto dirigia o carro", conta a garota.

O assunto gera debate. "Os pais têm que estar presentes. Mas só devem agir quando a criança tiver dificuldade", diz a pedagoga Teresa Schneider.

Já um estudo da Universidade Harvard, de 2013, sugere que o auxílio dos adultos não melhora o desempenho dos filhos na escola a longo prazo e pode até atrapalhá-los.

A conclusão foi tema de coluna de Contardo Calligaris, na Folha, em agosto do ano passado. "O envolvimento dos pais não tem efeito constatável", escreveu.

HORA DO ESTUDO

"Minhas amigas costumam estudar sempre com os pais, mas acho que elas deveriam fazer isso sozinhas", fala Manuella Silva, 8.

Como sua mãe trabalha e passa o dia todo fora, a garota e o irmão, Kevin, 12, costumam fazer os deveres da escola sem ajuda.

Luiz Henrique, 8, também evita o auxílio dos adultos. Mas, quando o assunto é matemática, não tem jeito. "Procuro minha mãe, principalmente nas contas difíceis", conta.

Para a psicóloga Daniella Freixo de Faria, é importante deixar a criança sentir que conseguiu resolver o problema. "É como a bicicleta. Na hora que você tira a rodinha, vai sozinho."

É o caso de Maria Luiza. Ela tem diminuído a frequência com que pede ajuda à mãe. "Brinquei de dar aulas para bichinhos de pelúcia. Isso me ajudou."

*

O QUE ELAS PENSAM
Crianças contam como lidam com os deveres de casa

INDEPENDÊNCIA Como a mãe dos irmãos Kevin e Manuella trabalha o dia todo fora, os garotos precisam estudar sozinhos e tirar as dúvidas da escola sem a ajuda de adultos. Muito difícil? "Que nada! Acho até um pouco estranho que minhas amigas peçam ajuda para os pais na hora das tarefas", conta Manuella.

MATEMÁTICA "Prefiro o jeito que meus pais ensinam", fala Luiz Henrique, que recebe ajuda da mãe, Claudia, apenas em casos extremos –principalmente com matemática, sua maior dificuldade. As aulas mal começaram e ainda não há provas marcadas, mas isso não deve ser problema. "Vou tentar estudar sem ajuda."

MÃOZINHA "Já tentei estudar sozinha, mas tirei uma nota superbaixa", diz Maria Luiza. Depois disso, a menina só estuda com os pais –os dois têm até que fazer escala de revezamento para ajudar a filha. "A explicação do professor entra na cabeça e sai logo em seguida. A dos meus pais não", diz.

*

AJUDA TEM LIMITE
Confira o que especialistas dizem sobre o assunto

Qual o limite da ajuda?
Não é bom que o adulto corrija nem faça as tarefas pelas crianças, apenas ajude-as a descobrir a resposta.

Quando é a hora de parar de ajudar?
Não existe fórmula. Algumas crianças são mais independentes que outras. É como tirar a rodinha da bicicleta, cada um tem seu tempo.

Como estudar sozinho?
É necessário um ambiente iluminado, arejado e sem barulhos que atrapalhem a concentração. E também definir um horário para fazer as tarefas.

Pais devem ajudar nas tarefas?
Não há consenso. Especialistas dizem que os pais devem acompanhar a vida escolar dos filhos, mas só tirar dúvidas se for preciso. Um estudo de Harvard, porém, diz que a ajuda de adultos não tem eficácia a longo prazo.

Fontes: Amanda Elias Castanheira (psicopedagoga), Cynthia Boscovich (psicóloga), Daniella Freixo de Faria (psicóloga) e Teresa Schneider (pedagoga)


Endereço da página:

Links no texto: