Folha de S. Paulo


Mauricio de Sousa lança personagem inspirado no filho; veja entrevista

Veja vídeo

Quem vê o cartunista Mauricio de Sousa cercado de gibis, bonecos, gelatinas e outros milhares de produtos da Turma da Mônica pode não imaginar, mas, por trás do empresário, vive um baita pai coruja.

Prestes a completar 80 anos, ele lança neste sábado (31) o personagem Marcelinho, baseado no único de seus dez filhos que ainda não tinha entrado para as histórias da Turma: o caçula, Marcelo Sousa, 16 (veja os outros na galeria abaixo).

As tiras de Marcelinho serão publicadas no UOL, empresa do Grupo Folha, que edita a Folha, e no site turmadamonica.com.br. Após a estreia, novas histórias serão lançadas semanalmente, sempre às quintas-feiras, na internet.

Leia abaixo a entrevista, feita em seu estúdio, em São Paulo.

*

Folhinha - Quem é o novo personagem?
Mauricio de Sousa - Ele é muito econômico –como o Marcelo da vida real, que guarda todo o dinheiro que recebe. A ideia é falar sobre economia, mesada e finanças nas tiras do Marcelinho.

A criança deve se preocupar com dinheiro?
Claro. Já passou da hora de a criançada se preocupar com economia. Até para evitar problemas que ocorrem hoje. Existem pessoas que cuidam das nossas finanças e que não andam calculando bem.

Há quem defenda que a preocupação em fazer algo educativo atrapalha a arte para crianças.
Se nós pudermos usar a arte para passar algum tipo de informação, ótimo. Devemos fazer isso. Alguns países até exigem que as historinhas trabalhem com temas educacionais.

Por que o Marcelo foi o último filho a ganhar personagem?
No início, o personagem iria se chamar Marcelinho, o Certinho. Mas ele achou que os amigos da escola iriam gozar dele por causa do "certinho". Demorou até entrarmos em um acordo e a história ser lançada. Mas ele é bem certinho, sim.

Agora é a vez de os netos entrarem nos gibis?
Tenho 11 netos. Mas a Turma da Mônica é igual a coração de mãe, sempre cabe mais um personagem.


Endereço da página:

Links no texto: