Folha de S. Paulo


Oficina para pais e filhos fala sobre grafite e pichação em São Paulo

O grafiteiro Ricardo Tattoo vai conversar com pais e filhos sobre a prática do "stencil grafitti". A técnica usa estêncil e spray para aplicar imagens a diferentes superfícies.

A "Arte Ataque Oficina" acontece amanhã (22), às 15 horas, e faz parte da programação de férias da Livraria NoveSete, dedicada à literatura infantil e infantojuvenil.

O artista vai fazer uma dinâmica com os alunos e pretende usar a arte urbana como instrumento de integração e diálogo entre adultos e crianças.

Diferente da técnica original, as crianças usarão esponjas e tinta guache. Só depois poderão testar a grafitagem com spray, porque podem ser sensíveis ao cheiro do material.

Lúcia Braga/Divulgação
Legenda: Ricardo Tattoo ministra oficinas em escolas, ONGs e universidades pelo país.Créditos: Lúcia Braga/Divulgação
Ricardo Tattoo ministrando uma oficina para jovens em Curitiba, em 2008

Tattoo, como é conhecido, grafita pelas ruas de São Paulo desde a década de 1980. Ele falará sobre a diferença entre essa prática e a pichação –ato de escrever ou rabiscar sobre muros e espaços públicos, que é ilegal.

A oficina tem duração de cerca de uma hora e é indicada para a garotada de no mínimo cinco anos. Um acompanhante deve estar presente.

Divulgação
Obra de Ricardo Tattoo feita em 2008.
Obra da série "Heróis do Brasil" de Ricardo Tattoo, feita em 2008

As vagas são limitadas a 25 participantes e as inscrições podem ser feitas por e-mail (novesete@gmail.com), pelos telefones 5573-7889 e 3567-4344 ou diretamente na livraria.

PARA CONFERIR

Arte Ataque Oficina
ONDE Livraria NoveSete - Rua França Pinto, 97, Vila Mariana
QUANDO 22 de janeiro, às 15h
QUANTO R$ 25


Endereço da página: